HojePR

SAÚDE

Nutróloga lidera programa pioneiro no Brasil de conscientização sobre o lipedema

11/06/2024

Pioneiro, o Paraná é o primeiro estado do Brasil a instituir um mês especial dedicado ao lipedema, doença crônica que afeta 12,3% das mulheres do país. No último dia 10 de junho, uma cerimônia na Assembleia Legislativa do Estado marcou a criação oficial do Junho Roxo, mês de conscientização e prevenção do lipedema.

O Projeto de Lei 266/2024, que instituiu a data, teve proposta apresentada pelas deputadas Cantora Mara Lima (Rep), Maria Victoria (PP) e Márcia Huçulak (PSD), e pelo deputado Tercílio Turini (MDB). O projeto foi escrito com a ajuda da médica nutróloga Debora Froehner, que há 10 anos trata pacientes com lipedema e capitaneou a movimentação política que será tramitada na Assembleia.

“Visando levar meu conhecimento além da Clínica NutroCare, tomei a iniciativa de solicitar apoio do governo do Paraná em uma ação em prol de todas as mulheres com essa doença, ainda negligenciada, com o objetivo de conscientizar a sociedade, incentivar o diagnóstico precoce, políticas públicas e pesquisas. E assim, rompendo as paredes do consultório, poder abraçar todo o Estado”, comenta Debora.

O objetivo do Junho Roxo é conscientizar a população, em especial as mulheres, sobre o risco do lipedema e ampliar as possibilidades de tratamento, além de estabelecer diretrizes e estudos sobre a doença, que causa uma disfunção do tecido conjuntivo, em especial dos adipócitos. “O lipedema é uma doença de impacto sistêmico, além do aspecto emocional, tendo repercussão na qualidade de vida das mulheres em qualquer idade e classe social”, destaca a médica.

Saiba mais em: https://www.clinicanutrocare.com/

Siga no Instagram: @dradeboranutrologa

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *