HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

28/03/2024



Sem Categoria

Aplicativo do TRE já registrou quase 1,2 mil denúncias de crime eleitoral no Paraná

 Aplicativo do TRE já registrou quase 1,2 mil denúncias de crime eleitoral no Paraná

O Paraná registrou, até esta sexta-feira (23), 1.193 denúncias de ilícitos eleitorais pelo aplicativo Pardal.

O município com o maior número de denúncias é Curitiba, com 276 ocorrências. A seguir, está Ponta Grossa, com 87; Londrina, com 71; São José dos Pinhais, com 69; e Guarapuava, com 55, segundo relatório extraído no início da tarde desta sexta-feira (23). Em 2018, nas últimas eleições gerais, o estado recebeu 1.970 denúncias.

“Em locais com disputas políticas intensas e mais propaganda eleitoral o número de denúncias costuma ser maior”, explica o juiz membro da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Dr. Thiago Paiva dos Santos.

Todas as estatísticas podem ser acessadas no site do Pardal.

Até o momento, as denúncias no Paraná referem-se à propaganda. Dr. Thiago, lembra, no entanto, que é possível enviar qualquer tipo de irregularidade eleitoral, como compra de votos e outros crimes.

“Os eleitores com um celular na mão têm uma arma poderosa para comunicar irregularidades durante e depois das eleições”, explica. Ele lembra que a Justiça Eleitoral, ao receber a demanda, encaminha ao juiz responsável pela zona eleitoral e ao Ministério Público”.

Pelo aplicativo ou pela página do serviço na internet, é possível, com o número do protocolo, acompanhar a denúncia enviada.

Em todo o Brasil, foram mais de 16 mil denúncias. O aplicativo é gratuito e pode ser encontrado nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *