Com o slogan “Passos de esperança, integração e diversidade”, a 1ª Caminhada da População Migrante e Refugiada de Curitiba reuniu, neste sábado (14), migrantes de diferentes nacionalidades que escolheram viver na capital paranaense. A secretária municipal de Desenvolvimento Humano, Amália Tortato, participou do evento.
A caminhada marcou o início da 40ª Semana do Migrante, que vai de 15 a 22 de junho. O evento é anual e acontece sempre na terceira semana de junho, para celebrar a diversidade cultural e a presença de migrantes e refugiados no Brasil. A organização é de entidades atuantes na área de migração, como organizações da sociedade civil e ONU Migração. Em Curitiba, teve o apoio do governo estadual e da Prefeitura.
“É a cidade acolhendo quem vem de outros países, como fizeram os antepassados de tantos curitibanos”, disse secretária municipal de Desenvolvimento Humano, Amália Tortato
.
Os participantes saíram da Praça Santos Andrade em direção ao final do Calçadão da Rua XV, onde a Secretaria Municipal da Saúde ofertou vacinas, a Urbs fez o cadastramento para o cartão-transporte e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, com o Sine Móvel, auxiliou na busca de empregos. As organização Cáritas, Irmandade sem Fronteiras e ONU Migração orientaram o público a dar entrada em documentos.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano é responsável pela articulação de políticas públicas para o segmento, além de crianças e adolescentes, idosos, organizações do terceiro setor e políticas sobre drogas.
Venezuela, Cuba e Haiti lideram o movimento migratório na cidade. Segundo o DataMigra, do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra), os cubanos representam 93% dos 576 imigrantes que solicitaram refúgio em Curitiba no primeiro trimestre deste ano.
Leia outras notícias no HojePR.
Acompanhe o HojePR no Instagram.