HojePR

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

ChatGPT provoca aumento no investimento em Inteligência Artificial

18/05/2023

O Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, anuncia que 45% dos executivos entrevistados para sua mais recente pesquisa global relatam aumento no investimento em Inteligência Artificial incentivado pela publicidade gerada pelo ChatGPT. A pesquisa do Gartner destaca, ainda, que 70% dos líderes afirmam que suas empresas estão explorando as possibilidades da Inteligência Artificial Generativa, enquanto 19% já estão em fase de teste ou de produção.

 

“O frenesi em torno da Inteligência Artificial Generativa não mostra sinais de que irá diminuir”, disse Frances Karamouzis, Vice-presidente e Analista do Gartner. “As organizações estão se esforçando para determinar quanto dinheiro investirão em soluções de Inteligência Artificial Generativa, para detectar quais produtos valem a pena, para identificar quando começar e como mitigar os riscos que acompanham essa tecnologia emergente.”

 

A pesquisa foi realizada com 2.544 entrevistados entre março e abril deste ano com o objetivo de discutir o impacto corporativo do ChatGPT e da Inteligência Artificial Generativa. Os resultados não representam descobertas globais ou mapeamentos do mercado como um todo, mas trazem uma amostragem relevante.

 

Os benefícios da Inteligência Artificial Generativa superam os riscos para 68% dos entrevistados. Apenas 5% dos executivos identificam mais riscos que vantagens, mas podem mudar sua perspectiva à medida que os investimentos se aprofundam.

 

“O entusiasmo inicial por uma nova tecnologia pode dar lugar a uma análise mais rigorosa dos riscos e desafios de implementação”, disse Karamouzis. “As organizações provavelmente encontrarão uma série de questões de confiança, risco, segurança, privacidade e ética quando começarem a desenvolver e implantar Inteligência Artificial Generativa”.

 

A experiência do cliente é o foco principal dos investimentos em Inteligência Artificial Generativa. Apesar dos contínuos ventos econômicos contrários, apenas 17% dos executivos indicaram a otimização de custos como o principal objetivo dos investimentos na tecnologia. A busca pela melhoria da experiência dos clientes é o foco principal mais comum dos investimentos, citado por 38% dos entrevistados.

 

 

À medida que as organizações começam a experimentar a Inteligência Artificial Generativa, muitas decidem por casos de uso, como melhoria de conteúdo de mídia ou geração de códigos. Embora esses esforços possam gerar um forte valor agregado inicialmente, a Inteligência Artificial Generativa tem um vasto potencial para oferecer suporte a soluções que aprimoram o trabalho desenvolvido por humanos ou máquinas para executar processos de negócios e TI de forma autônoma.

 

“Os negócios autônomos, que serão a próxima macro fase da mudança tecnológica, podem mitigar impactos da inflação, escassez de talentos e até crises econômicas”, disse Karamouzis. “CEOs e CIOs que utilizam Inteligência Artificial Generativa para impulsionar a transformação por meio de novos produtos e modelos de negócios encontrarão grandes oportunidades de crescimento de receita “.

 

Sobre o Gartner

O Gartner, Inc. (NYSE: IT) é a principal empresa de pesquisa e consultoria do mundo e membro do S&P 500. Fornecemos aos líderes de negócios insights, conselhos e ferramentas indispensáveis para alcançarem suas prioridades em missões críticas e para desenvolverem organizações de sucesso no futuro. Nossa combinação incomparável de pesquisas lideradas por especialistas e orientadas por profissionais e baseadas em dados aconselha os clientes para a tomada de decisões corretas sobre os assuntos que mais importam. Somos confiáveis como um recurso de apoio e parceiro crítico para mais de 15.000 organizações, em mais de 100 países – por meio de todas as principais funções e para todos os tipos de empresa. Para saber mais como ajudamos executivos com poder de decisão a impulsionarem o futuro dos negócios, visite: www.gartner.com.

(Estadão conteúdo)

 

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *