A partir de terça-feira (8), Curitiba recebe o projeto “Corpo em Cena”, promovido pela Cia Kà de Teatro, com foco no empoderamento de mulheres atendidas pela Fundação de Ação Social (FAS). A iniciativa oferece oficinas de dança-teatro e teatro físico como ferramentas de expressão e escuta.
Com realização viabilizada pela Lei Paulo Gustavo e apoio da Fundação Cultural de Curitiba, o projeto segue até 9 de agosto e inclui cinco oficinas com duração de cinco dias cada, voltadas a mulheres em situação de vulnerabilidade social. As atividades são inspiradas no espetáculo “Kraken”, da própria companhia, e propõem um espaço seguro para que as participantes explorem seus corpos como forma de expressão.
Além disso, o “Corpo em Cena” oferece três oficinas adicionais, com dois encontros cada, para adolescentes acompanhados pela FAS, conduzidas pelos integrantes masculinos da Cia Kà. Ao fim do projeto, é realizado uma mostra aberta ao público, com a apresentação da performance coletiva das mulheres, trechos do espetáculo “Kraken” e uma mostra de processo com os adolescentes.
Segundo os diretores Kelvin Millarch e Caio Frankiu, a proposta vai além do campo artístico, funcionando como uma resposta à invisibilidade e à violência simbólica. “O projeto ‘Corpo em Cena’ não é apenas arte, é reconstrução. A apresentação final mostra o quanto essas mulheres têm a dizer e como a arte pode ser um canal poderoso para isso”, afirma Millarch.
Frankiu complementa: “abrimos espaço para que esses corpos — principalmente os de mulheres e pessoas LGBTQIAPN+ — sejam protagonistas de suas próprias histórias. É um projeto sobre escuta, afeto e reconstrução. Um lugar onde a arte acolhe e empodera, onde dançar é também um ato de existir com dignidade”.
O projeto também está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente aqueles voltados à igualdade de gênero, educação de qualidade e redução das desigualdades.
Serviço:
Corpo Em Cena da Cia Kà de Teatro
Datas: 8 de julho a 9 de agosto.
*Apresentacões exclusivas.