HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

19/04/2024



Sem Categoria

E por falar em Copa do Mundo, o Qatar encanta turistas com modernidade, arquitetura e tradições árabes

 E por falar em Copa do Mundo, o Qatar encanta turistas com modernidade, arquitetura e tradições árabes

Já estamos em contagem regressiva para um dos mais aguardados eventos mundiais: a Copa do Mundo, que este ano será sediada no Qatar.

E uma coisa é certa: as pessoas ficarão surpresas com o que verão. De centro de comércio de pérolas no Golfo Pérsico, o pequeno país se tornou um dos maiores exportadores de gás natural do mundo. Riquíssimo e com um território menor que o de Sergipe, o Qatar se modernizou e virou um dos mais pujantes polos turísticos e econômicos do Oriente Médio.

A Copa deste ano é a coroação da incrível trajetória de uma pequena nação destinada à grandeza.

Para chegar, é fácil. Com voos diretos entre o Brasil e o Qatar de duração aproximada de 14 horas, a Qatar Airways foi eleita, em 2021, a melhor companhia aérea do mundo pela Skytrax World Airline Awards, premiação considerada o Oscar da aviação.

O pouso no país por sua vez, é realizado no Hamad International Airport, eleito o melhor aeroporto do mundo em 2021 também pela Skytrax. E o melhor: o aeroporto está a apenas 15 minutos do centro de Doha.

 

cynthia
Hamad International Airport

 

Seu principal cartão de visitas é a capital, Doha, que mistura ambientes futuristas com antigas tradições árabes. Na cidade aparecem, de um lado, os arranha-céus moderníssimos de West Bay e, do outro, o Souq Waqif – bazar com mais de um século de história e lojas que vendem tapetes, ouro, perfumes e especiarias.

Conecta esses dois lados de Doha a via chamada Corniche, um calçadão de 7 km que cerca as águas onde navegam embarcações de madeira conhecidas como “dhow”, típicas do Qatar. Com vista panorâmica para a cidade, o local está junto ao imperdível Museu de Arte Islâmica, do arquiteto I. M. Pei – responsável pela pirâmide do museu do Louvre, em Paris. Seu interior exibe uma das melhores coleções de arte islâmica do mundo, com cerâmicas, azulejos e tecidos de centenas de anos.

A dez minutos de distância dali fica outra joia arquitetônica: o novo Museu Nacional do Catar, inaugurado em 2019, projetado por Jean Nouvel (prêmio Pritzker de arquitetura) e que conta a história do país.

 

Museu de Arte Islâmica

 

Perto da capital está a “Education City”, com obras arquitetônicas incríveis como a Biblioteca Nacional do Qatar – que, com mais de um milhão de livros, tem um exterior que lembra um diamante. O lugar é também um museu ao ar livre, com obras de artistas renomados em suas ruas e praças, como as esculturas de bronze batizadas de “The Miraculous Journey”, do britânico Damien Hirst.

Já a 40 km Doha se encontra a Dahl Al Misfir, acessível caverna que chega a 40 metros de profundidade – e que impressiona com os raios de luz de aspecto sobrenatural que invadem seu interior. A 110 km da capital, o sítio arqueológico de Al Zubarah é considerado Patrimônio Mundial pela Unesco: é um lugar onde existiu um importante centro de comércio de pérolas no século 18 e 19 e que, hoje, exibe um fotogênico forte muito bem preservado.

E Khor Al Udaid é um dos pontos mais lindos do Qatar: trata-se de uma área onde dunas que chegam a 40 metros de altura dividem a paisagem com o mar. Esse local mágico é explorado em passeios com veículos 4×4.

 

Deserto Khor Al Udeid

 

Lusail, uma cidade nova e projetada para ter pelo menos 200 mil habitantes e cheia de parques, hotéis, shoppings e obras grandiosas.

Um dos símbolos de Lusail são as Katara Towers, edificações curvas que, juntas, exibem uma forma que lembra a lua e que abrigam hotéis de luxo, escritórios e restaurantes. Também na novíssima cidade, a Place Vendôme é um centro de lazer, gastronomia e compras de luxo, com uma arquitetura de inspiração francesa e um canal vindo do mar que corta toda a sua extensão.

 

Katara Towers, em Lusail

 

Mas a joia da coroa é o recém-construído Lusail Stadium, com capacidade para mais de 80 mil espectadores e que sediará a final da Copa do Mundo. Após o torneio, o local se transformará em um complexo com lojas, cafés, espaços esportivos e centro de saúde.

Entre os oito estádios da Copa, há pelo menos outros três que, por sua beleza, merecem uma visita. Na cidade de Al Khor, o Al Bayt Stadium encanta com seu formato que lembra uma tenda usada pelos nômades no deserto. Já o Al Janoub Stadium, situado na cidade de Al Wakrah, é inspirado no formato da embarcação “dhow”. E há ainda o espetacular Al Thumama Stadium, que exibe um formato circular que remete à “gahfiya”, tradicional touca usado por homens e meninos no mundo árabe.

 

Al Bayt Stadium

 

Para continuar no espírito da Copa do Mundo, vale a pena visitar também o recém-inaugurado 3-2-1 Qatar Olympic and Sports Museum – museu com um acervo dedicado à história dos esportes no mundo.

 

Al Janoub Stadium, em Al Wakrah

 

Cinco experiências únicas no Qatar

• Faça um passeio de helicóptero sobre Doha com a empresa Qatar International Tours (www.qittour.com)

 

 

• Na capital, alugue um iate para navegar pelo Golfo Pérsico com a Doha Yachting (www.dohayachting.com)

 

 

• Embarque em um tour para ver tubarões-baleia com a Discover Qatar (www.discoverqatar.qa)

 

 

• Realize tratamentos com produtos que contêm ouro no Al Messila Spa (www.almessilaspa.com)

 

 

• Curta uma noite no Skyview, bar no alto de um arranha-céu com vistas incríveis para Doha (www.instagram.com/skyviewdoha/?hl=en)

 

 

E lembre-se: com tantas possibilidades de passeios no Qatar, a viagem tem tudo para ser surpreendente e inesquecível!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *