Pular para o conteúdo
KARIN-CABECA-COLUNA

Joia arquitetônica da Rua XV

19/06/2025

 

Este edifício, conhecido como o prédio gótico da Rua XV ou o prédio do antigo Banestado, foi construído em 1893, ainda no século XIX. O projeto é de autoria do italiano Ernesto Guaita, e a construção foi executada pelo mestre de obras alemão Henrique Henning— o mesmo responsável pela conclusão da Santa Casa e pela construção da Catedral de Curitiba.

Por décadas, o proprietário Manoel da Costa Cunha ocupou os dois andares superiores com sua família, enquanto o térreo abrigava sua loja, conhecida como “o Cunha das Roupas Feitas”. Comercializava entre outras, roupas adquiridas por catálogos europeus, que chegavam nos vapores.

Curiosamente, no início do século XX, as roupas prontas ainda eram escassas. Peças de qualidade eram majoritariamente confeccionadas sob medida (alfaiates para homens; costureiras/modistas para mulheres).

Observação arquitetônica

O edifício ganhou posteriormente um “puxadinho”voltado para a Rua Monsenhor Celso, com apenas 2 pavimentos – um a menos que os 3 da construção original. Um olhar atento percebe sutis diferenças nas texturas e tonalidades dos materiais – marcas do tempo – resultando em um conjunto harmonioso, onde o antigo e o novo dialogam sem conflitos.

Fonte: Analu Cadore
www.arquitetandomundoafora.com.br
@arquitetando.mundo.afora

Leia outras colunas da Karin Romanó aqui.

Leia outras notícias no HojePR.
Acompanhe o HojePR no Instagram.

Assine o HojePRemium – a newsletter gratuita do HojePR