HojePR

Com Bolsonaro na frente no PR, candidatos alinham discurso

13/09/2024

Basta dar uma olhada nas redes sociais para ver que os candidatos ao governo do Paraná, em especial os nanicos, incorporaram a pauta do presidente Jair Bolsonaro (PL) em seus discursos. Armamento: uma visão mais a direita voltada a proteção à propriedade e aos costumes podem ser vistos no discurso de Joni Correia (DC) e Solange Ferreira Bueno (PMN). Até entre os da esquerda, como o PCO de Adriano Teixeira e PSTU do Professor Ivan, usam da pauta do armamento para conquistar votos. O mesmo acontece com os candidatos ao Senado e também ao cargo de deputados.

Apontado como líder no Estado, Bolsonaro venceria as eleições com folga no Paraná. Segundo pesquisa recente do Instituto IRG, Bolsonaro teria 49,5% das intenções de votos contra 30,3% de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Num estado que tradicionalmente vota contra os candidatos da esquerda, Bolsonaro não é surpresa.

Em 2006, o Estado preferiu Alckmin. Em 2010, foi a vez de Serra. E em 2014, foi Aécio. Lula só venceu no Paraná na eleição de 2002. E com Bolsonaro, em 2018, a vitória veio de um grupo de 307 cidades, onde ele ganhou de Fernando Haddad (PT).

Diante disso, colar em Bolsonaro ajuda os candidatos. Ratinho Junior tem a benção do presidente e será o palanque oficial de Bolsonaro no Paraná. Sob este palanque, há Paulo Martins (PL), candidato ao Senado, e uma turba querendo subir nesse palco para tirar uma lasquinha do presidente. A deputada federal e candidata ao Senado, Aline Sleutjes (Pros), é um exemplo.

Sergio Moro (União Brasil) e Alvaro Dias (Podemos) também evitam confrontos direitos. Moro agora foca em bater em Lula para cativar o antipetismo. Ele limpou suas redes sociais e tirou o que tinha contra Bolsonaro. Hoje representa o anti-esquerda. Já Alvaro Dias evita citar Bolsonaro, busca uma neutralidade que pode ser vista pelos eleitores como alguém em cima do muro.

Seja como for, o voto conservador está sendo disputado e quem está atrás desses eleitores usa os ícones que demonstram um alinhamento com essa visão de mundo. Por enquanto, a imagem de Bolsonaro é o que reflete este modo de pensar. E quem tiver mais próximo dele tem mais chance de cativar parte desse eleitorado.

Para mais noticias acesse HojePR.com

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *