Pular para o conteúdo
NEGÓCIOS

Como a tecnologia e inovação podem ser aliadas de um planeta mais sustentável

10/04/2025

A tecnologia tem se mostrado uma grande aliada na luta contra as mudanças climáticas, proporcionando soluções inovadoras para monitoramento, redução e compensação de emissões de carbono. O avanço da Inteligência Artificial (IA), da computação em nuvem e do uso de sensores inteligentes têm permitido que setores como agronegócio, indústria e transporte adotem práticas mais sustentáveis sem comprometer a produtividade. Além disso, novas plataformas e softwares especializados têm ajudado empresas a calcular e mitigar sua pegada de carbono de maneira mais eficiente, impulsionando uma transformação digital alinhada à preservação ambiental.

A engenheira ambiental e CEO da Climate Tech Vankka, Clarissa M. de Souza, explica que a empresa desenvolveu o Vankka Carbon Score, uma ferramenta que utiliza IA para calcular o balanço de carbono das empresas. “Os arquivos de mapas de áreas de florestas apresentam alta variabilidade em sua estrutura, podendo ou não conter campos específicos. Nossa inteligência artificial é capaz de identificar automaticamente esses campos, reconhecendo informações como área, espécie, tipo de plantio, idade da cultura, entre outros. Isso minimiza o esforço do usuário e garante cálculos precisos de remoção e estoque de carbono”, explica.

Desafios técnicos, qualidade dos dados e expansão para modelos preditivos

Apesar dos benefícios, a aplicação de IA no cálculo de balanço de carbono enfrenta desafios, especialmente na qualidade e consistência dos dados. “Tudo que envolve dados geoespaciais precisa de muito tratamento, ajustes e limpeza. Precisamos estar em constante coleta de informações e pesquisa com profissionais da área para aprimorar nossos modelos”, destaca Clarissa.

A Vankka já planeja avançar para modelos preditivos de IA, permitindo que empresas antecipem e mitiguem impactos ambientais antes que ocorram. “Nosso objetivo é, a partir da consolidação dos módulos de remoção e emissão, treinar uma IA preditiva. Além do agronegócio, setores como o automotivo e financeiro já utilizam as soluções da empresa para contabilização e compensação de emissões”, afirma a engenheira.

Sustentabilidade na própria tecnologia e perspectivas para o futuro

O uso de IA pode ter um alto consumo de energia, mas Clarissa explica que a tecnologia da Vankka adota estratégias para minimizar esse impacto. “Nossos modelos são otimizados para rodar apenas em CPU, reduzindo o consumo de energia em comparação com soluções que utilizam GPUs. Além disso, a empresa utiliza a infraestrutura da AWS, que possui compromisso com a sustentabilidade. Outra estratégia adotada é o armazenamento em cache e o reaproveitamento de resultados já processados, reduzindo a necessidade de cálculos repetitivos e diminuindo significativamente o consumo energético ao longo do tempo”, comenta.

Clarissa conta que a Vankka planeja levar sua tecnologia para o mercado internacional e expandir o uso de satélites para coleta de dados globais. “Temos o plano de democratizar o levantamento de fatores de emissão e remoção, utilizando nossa tecnologia para gerar impactos positivos em escala global. Além disso, investir em tecnologia sustentável é uma necessidade crescente para empresas que desejam se manter competitivas e ambientalmente responsáveis. A adoção de soluções inovadoras voltadas para a sustentabilidade não apenas reduz a pegada de carbono, mas também agrega valor às marcas, melhora a eficiência operacional e atende às novas demandas do mercado e da sociedade por práticas mais ecológicas”, finaliza.

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *