HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

28/03/2024

GASTRONOMIA

Gastronomia

Como pizzarias brasileiras entraram em ranking global

 Como pizzarias brasileiras entraram em ranking global

No final de novembro, o ranking 50 Top World Artisan Pizza Chains 2022 divulgou a lista com as melhores redes de pizzaria do mundo. O Brasil marcou presença: Bráz Pizzaria em 5º lugar, 1900 em 28º lugar e Ciao Pizzeria Napoletana no 41º lugar. Agora, sócios e gerentes celebram o reconhecimento internacional.

Mas o que levou essas três redes brasileiras a ganhar destaque no ranking? As três, afinal, contam com histórias, processos e bastidores bem distintos. A Bráz tem por trás a gigante Cia. Tradicional de Comércio. Já a 1900 tem uma história familiar, enquanto a jovem Ciao é tradição.

 

Inovação

Apesar de a pizza ser um produto simples, uma das palavras de ordem das três é a inovação constante. A mais antiga da trinca é a 1900, que nasceu nos anos 1980, na Vila Mariana, em São Paulo, e hoje conta com oito endereços. Fundada por Kátia e Giovanni Momo e Dima Ceratti, a 1900 hoje é comandada pelo filho de Kátia e Giovanni, Erik Momo, e passa por uma reformulação. Isso, segundo o dono, pode ter levado sua pizza a atrair a atenção do júri.

“A gente não sabia se era golpe. Mandaram mensagem, pediram e-mail. Aí fomos avaliar e entender se fazia sentido. Estamos há 39 anos na área e, assim, a gente não tinha essa expectativa. É uma pizza muito paulistana, enquanto as grandes pizzas do mundo são muito mais baseadas nos ingredientes italianos. A nossa pizza é um pouco desvirtuada desse caminho”, conta Erik.

Eles são os únicos a usar farinha 100% brasileira, enquanto as outras a importam ou fazem uma mistura. É, para Erik, uma pizza em evolução. “A 1900 vem, nos últimos anos, se reinventando. A gente refez a marca, estamos reformando as unidades, trocando a forma de apresentação da pizza. Esse processo de rejuvenescimento da marca pode tê-la colocado em outro patamar e a descolou das pizzarias tradicionais, que ficaram na mesmice.”

A Bráz segue o mesmo caminho. Eles aparecem na lista desde 2017, quando o 50 Top Pizza ainda avaliava redes junto com pizzarias de endereço único. “A Bráz é uma marca de 25 anos, com um DNA mais tradicional e, mesmo assim, temos uma veia inovadora”, afirma a gerente da marca, Camila Prado. Para ela, que não tem ideia dos critérios usados pelos jurados do ranking, o padrão das pizzas é o principal chamariz, além de outros pontos essenciais na hora de servir uma redonda. “São sempre pizzas bem apresentadas, assadas e com ingredientes selecionados. O padrão é algo primordial, mesmo sempre inovando. Conseguir inovar dentro do simples, como a pizza, é uma arte que não pode ser deixada de lado.”

 

Simplicidade

Por fim, vem a Ciao. Essa pizzaria surgiu em 2016, em Porto Alegre, com a intenção de ser uma alternativa que combinasse simplicidade e alta qualidade. Para isso, os sócios Gabriel Rossi e João Miragem começaram um trabalho de selecionar fornecedores e, se preciso, desenvolver produtos. Hoje, com seis anos de vida, a casa conta com quatro endereços. “Sempre nos propusemos a encurtar as distâncias entre o Brasil e Napoli fazendo a autêntica pizza napolitana. Valorizamos a cultura que representamos e somos fiéis a isso.

Quando você vem na Ciao o que vai encontrar por aqui, mais do que pizza, é a expressão de uma cultura de mais de 300 anos que valoriza acima de tudo ingredientes frescos e o trabalho manual do pizzaiolo”, diz a dupla ao Estadão. “Devemos nossa participação nesse grupo a todos que fizeram e aprimoraram a pizza napolitana ao longo desses anos todos.”

Para mais notícias acesse HojePR.com

(Foto:  Saundarya Srinivasan/ Unsplash)

estadão conteúdo 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *