HojePR

SAÚDE

Determinação, persistência e apoio para parar de fumar

12/09/2024

Depois de 38 anos e quase de 300 mil cigarros tragados, o assistente administrativo Josuel Rodrigues do Prado (57) comemorou em agosto seus 16 meses sem fumar. “Já tinha tentado parar várias vezes, sem qualquer tipo de apoio, mas nunca consegui ficar sem fumar por mais de duas semanas. E cada vez que eu voltava, fumava mais ainda. Durante muito tempo, fumei uma carteira e meia por dia”, conta.

Josuel fumava desde os 19 anos de idade. Há quatro anos, começou a sentir mal-estar, fraqueza e dificuldade de caminhar, atividade que faz regulamente para estimular a sua mobilidade, já que teve poliomielite na infância. Foi quando decidiu procurar ajuda para parar de fumar.

Cliente da Unimed Curitiba, ele conheceu o programa Você Sem Cigarro no aplicativo da cooperativa. “Estava buscando algo para me ajudar e vi o banner do programa, cliquei e fiz minha inscrição”, lembra. Foram 40 dias de acompanhamento com médico-cardiologista, muitas palestras, material de apoio, dicas de alimentação e de exercícios e troca de experiências com outros dependentes.

“O programa é bem completo e eficaz. Exige muito da gente, mas para conseguir tem que pagar o preço e fazer tudo o que nos orientam. O dia mais crucial do programa é o Dia D, quando você fala: eu vou parar de fumar. Eu decidi parar no dia 14 de abril de 2023. As primeiras 24 horas depois disso foram terríveis! Mas eu consegui!!!”, celebra o ex-fumante.

Josuel afirma que ganhou qualidade de vida sem o cigarro. “Ganhei motivação, disposição e equilíbrio, voltei a sentir o sabor dos alimentos e o aroma das coisas e voltei a fazer caminhada todos os dias. Mudei totalmente meus hábitos”, garante.

A terapeuta integrativa Elizabete de Souza (63) completa em outubro próximo três anos sem cigarro. Ela fumou desde os 15 anos de idade e já tinha ficado dois anos sem fumar. Mas a pandemia do COVID-19 e a chegada da neta foram os principais gatilhos para ela decidir abandonar definitivamente o vício. “Eu tenho asma alérgica e fiquei com muito medo de pegar COVID-19 e morrer. Por isso, voltei ao programa Você Sem Cigarro e fiz de tudo para parar definitivamente”, relata.

Como muitos participantes, Elizabeth tinha passado pelo programa Você Sem Cigarro e abandonado antes do fim. Mas na segunda vez, estava mais determinada, fazendo terapia e se dedicou ao tratamento, com uso de medicamentos, acupuntura, aromaterapia e florais. “Foi um tempo que me dediquei a isso e consegui. Parar de fumar não é difícil, mas tem que querer e persistir”, afirma.

Para quem quer parar de fumar também, as dicas dos dois ex-fumantes é ter determinação, buscar apoio e persistir.

O programa Você Sem Cigarro é oferecido pela Unimed Curitiba aos seus clientes com mais de 18 anos de idade. São encontros online semanais em grupos, para até 20 participantes, e acompanhamento com uma equipe multiprofissional para ajudar o participante a abandonar o vício. Após o término do programa, há monitoramento para evitar recaídas. A troca de informações também acontece por um grupo no WhatsApp, com envio de materiais didáticos e compartilhamento de experiências entre os participantes e a equipe da Unimed Curitiba. A inscrição é livre e voluntária, não tem custo e pode ser feita pelo telefone (41) 3021-4735 ou pelo e-mail [email protected].

Sobre a Unimed Curitiba

Unimed Curitiba atualmente é considerada a maior operadora de planos de saúde do Paraná, além de estar entre as maiores do Sistema Unimed. Atualmente conta com mais de 5 mil médicos cooperados de diferentes especialidades, que atendem mais de 640 mil clientes em Curitiba e municípios da região metropolitana. Possui a maior rede credenciada do estado com 377 prestadores, sendo mais de 240 clínicas e 50 hospitais – sendo um deles próprio, Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Fátima. Além disso, também conta com 80 unidades laboratoriais, sendo 21 próprias, da Unimed Laboratório.

Saiba mais em www.unimedcuritiba.com.br ou acesse as redes da cooperativa no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *