HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

16/04/2024



Sem Categoria

Eleição para governador do Paraná não está decidida

 Eleição para governador do Paraná não está decidida

O início da campanha mudou pouco o cenário eleitoral no Paraná. Com os candidatos definidos e a campanha em andamento os resultados das pesquisas continuam apontando a tendência para a reeleição do governador Ratinho Júnior, com uma boa vantagem sobre o segundo colocado, o ex-governador Roberto Requião.

Nem o debate entre os candidatos ao Governo do Estado, realizado pela BAND TV, refletiu alguma mudança nos resultados. Será que a decisão do governador Ratinho Júnior, de não participar do debate, estava certa?

 

Parece que a eleição está decidida

Segundo a pesquisa divulgada nesta terça-feira (23) pela RPC, realizada pelo IPEC entre os dias 19 e 21 de agosto, a disputa será entre Ratinho Júnior (PSD), em primeiro com 46%, e Roberto Requião (PT), com 24%, já que nenhum dos demais candidatos tem mais de 2% das intenções de voto até o momento.

Em terceiro lugar na pesquisa vem a Professora Angela (PSOL) e o Professor Ivan (PSTU), ambos com 2%. Gomyde (PDT), Adriano Teixeira (PCO), Joni Correia (DC), Solange Ferreira Bueno (PMN) tem 1%. Vivi Motta (PCB) não chegou a marcar um por cento. Ainda tem 11% dos entrevistados que não decidiram seu voto e 12% que pretendem votar em branco ou anular o voto.

Com pequena chance de uma terceira via, cabe a Roberto Requião o desafio de diminuir esta diferença para levar a eleição para um segundo turno.

 

Mas, como nem tudo que parece é

Se analisarmos os resultados da pergunta espontânea, quando não é mostrado o nome dos candidatos, podemos ver que 60% ainda não escolheram seu candidato.

Pesquisa espontânea

• Carlos Massa Ratinho Junior (PSD): 26%
• Requião (PT): 7%
• Joni Correia (DC): 0%
• Outros: 1%
• Branco/nulo: 6%
• Não sabe/ não respondeu: 60%

Quando já existe uma decisão, ou seja, quando o eleitor já escolheu seu candidato, o voto é declarado na pergunta espontânea.

Quando o voto é escolhido apenas quando os nomes são lidos pelo entrevistador ou apresentados em um Disco/ Cartela, indica uma possibilidade neste momento, mas não uma decisão tomada.

Essa diferença indica que a campanha ainda pode trazer mudanças significativas até o dia da eleição.

 

Comparando

Nesta mesma pesquisa, o IPEC fez a pergunta espontânea para eleição de Presidente da República e apenas 19% ainda não sabem em quem votar. O nível de tomada de decisão é muito maior, indicando menor probabilidade de mudanças. Bolsonaro está em primeiro com 38%, Lula 32%, Ciro Gomes 2%, Simone Tebet 1%, Branco/Nulo 7% e 19% Não sabe/Não opina.

 

Metodologia

A pesquisa ouviu 1.200 pessoas entre os dias 19 e 21 de agosto em 57 municípios paranaenses. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR‐05619_2022; e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o código PR‐07859_2022.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *