O Paraná Pesquisas divulgou, nesta quinta-feira (27), uma pesquisa de opinião pública para o governo do Paraná. O senador Sergio Moro (União) lidera todos os cenários estimulados pesquisados pelo instituto, no entanto, perde na pesquisa espontânea. Chamou atenção o fato do levantamento não revelar o grau de rejeição dos candidatos.
Na pesquisa espontânea, quando os candidatos não são indicados ao entrevistado, quem lidera é o governador Ratinho Junior (PSD), mesmo sem poder disputar o governo, com 17,2% das intenções de voto. Em segundo aparece o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi (PSD), com 1,6%, a frente de Moro, com 1,5%. O ex-prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), surge na sequência, com 1% da preferência dos entrevistados, seguido de Roberto Requião, com 0,8%. Guto Silva (PP), Enio Verri (PT) e Darci Piana (PSD) somam, juntos, 0,6% das intenções de voto.
Estimulada
No primeiro cenário estimulado, Moro aparece com 49% das intenções de voto, seguido de Greca, com 26%, Guto Silva (6,1%) e Enio Verri (5,2%).
No segundo cenário, quando o deputado Alexandre Curi é incluído, Moro cai para 47%. Greca aparece em segundo, com 24,8%, Curi vem na sequência com 11,2% e Enio Verri teria 4,8% dos votos. Vale lembrar que Greca e Curi são do mesmo partido, portanto, apenas um deles estaria na disputa, conforme o quadro atual. Dessa forma, se os resultados dos dois forem somados, um candidato do PSD teria 36% das intenções de voto.
No terceiro cenário, com a entrada do vice-governador Darci Piana no lugar de Alexandre Curi, Moro teria 50,5% das intenções de voto. Novamente o instituto coloca dois candidatos do PSD no mesmo cenário: Greca aparece em segundo com 26% e Piana em quarto, com 3,8%. Enio Verri está entre os dois, com 5,6%.
Para o quarto cenário, o Paraná Pesquisas coloca dois candidatos do PP na disputa, a ex-governadora Cida Borghetti e o secretário do Planejamento Guto Silva. Novamente Moro aparece na frente, com 54% dos votos. Cida teria 14,8%, seguida de Guto Silva, com 7,4%, e Enio Verri, com5,9%.
No quinto cenário, sai Guto Silva e vota Alexandre Curi. Moro teria 51,1%, Cida teria 14,2%, Curi 13,7% e Enio Verri 5,8%. Em um sexto cenário, Moro aparece com 55,8%, Cida teria 15%, Verri teria 6,7% e Piana 4%.
O instituto ouviu 1.652 eleitores em 64 municípios do Paraná, entre os dias 22 e 25 de fevereiro. O grau de confiança da pesquisa é de 95%, para uma margem de erro de aproximadamente 2,5 pontos percentuais.
Leia outras notícias no HojePR.