Uma portaria do Comando Militar do Sul, assinada pelo general Fernando Jose Sant’Ana Soares e Silva, faz a troca de 36 oficiais do Exército dos estados do Paraná, Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. As mudanças alteram o mando de diversos postos, que vão a assessoria especial ao comandante, ouvidoria e coordenadores de financeiros de inativos e de suprimentos nos três estados. Um dos postos alterados em Curitiba foi a nomeação de novo assessor especial para ao comando do Paraná.
Essa é a terceira troca de oficiais no comando, desde que o general Soares assumiu o cargo em maio deste ano, quando substituiu o general Valério Stumpf Trindade. Stumpf foi para Brasília onde assumiu como Chefe do Estado-Maior do Exército.
Soares segue a mesma linha de Stumpf, alinhado ao general e vice-presidente, Hamilton Mourão, e o presidente Jair Bolsonaro. Stumpf é um dos responsáveis pelo documento “O projeto de Nação – O Brasil em 2035”, que prevê uma estratégia de poder do Exército para os próximos 13 anos. Entre as propostas está a cobrança do SUS para quem ganha mais de três salários mínimos e o fim da gratuidade nas universidades.