HojePR

Fruet e seu potencial de voto nas eleições ao Senado

12/07/2022

Há tempos que o deputado federal Gustavo Fruet (PDT) vem sendo cortejado para ser o candidato da esquerda ao Senado. Mas até o momento, nenhuma pesquisa oficial levantou o real potencial dele na disputa. Mas olhando a pesquisa do Ipespe, divulgada pelo Podemos, é possível ver que há força política para ele entrar na briga.

A pesquisa não coloca Fruet em nenhum dos cenários. No entanto, ele aparece de forma espontânea, quando o eleitor é indagado em quem votar sem ser anunciados os candidatos. O levantamento do Ipespe mostra que, de cada 100 entrevistados, 6 dizem espontaneamente que votariam em Alvaro Dias (Podemos), 4 em Sérgio Moro (União Brasil) e 1 diz que votaria em Fruet, mesmo valor alcançado por Aline Sleutjes (Pros) e Paulo Martins (PL). Guto Silva não foi citado espontaneamente.

Isso acontece sem que Fruet tenha feito campanha ao Senado e sem estar na mídia divulgando seu nome ao cargo. Diferente dos demais candidatos que ganharam espaço na mídia e trabalham em suas redes sociais divulgando o nome.

Especialistas do setor apontam que Fruet tem o potencial necessário para disputar efetivamente o Senado pela esquerda. Uma das razões é que 82% do eleitorado não decidiu em quem votar ao Senado, segundo o levantamento do Ipespe. Fora isto, Fruet tem um eleitor cativo, que já de largada pode lhe garantir mais de 60 mil votos. E tradicionalmente os eleitores de esquerda representam entre 30% a 35%  do eleitorado paranaense.

O que impede Fruet não é o potencial, mas a incerteza de compor uma chapa a esquerda, a qual será cobrado pelas suas alianças. E as oscilações do ex-governador Roberto Requião, cuja rejeição é alta no Estado.

Esse é um dilema que só o deputado federal poderá resolver.

* A pesquisa foi realizada pelo IPESPE – Instituto de Pesquisas Sociais Políticas e Econômicas, no período de 29 de junho a 1 de julho de 2022, entrevistando 1000 paranaenses. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos. E foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob os protocolos BR-08536/2022 e PR01338/2022.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *