HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

19/04/2024



Sem Categoria

Google responde ao sucesso do ChatGPT e lança o Bard; conheça

 Google responde ao sucesso do ChatGPT e lança o Bard; conheça

Pressionado pelo sucesso do ChatGPT, o Google anunciou nesta segunda-feira, 6, que finalmente vai disponibilizar publicamente o seu chatbot inteligente, batizado de Bard. O serviço será disponibilizado nas próximas semanas, segundo a companhia.

 

O Bard será alimentado pelo LaMDA (Language Model for Dialogue Applications), chatbot do Google que fez barulho no ano passado quando um engenheiro da companhia afirmou que o sistema tinha desenvolvido consciência, algo refutado tanto pela empresa quanto por especialistas.

 

Em um post no blog da companhia, Sundar Pichai, CEO do Google, disse: “O Bard busca combinar a amplitude do conhecimento mundial com o poder, a inteligência e a criatividade de nossos grandes modelos de linguagem. É baseado em informações da web para fornecer respostas novas e de alta qualidade”. É uma indicação de que o serviço terá informações atualizadas – o ChatGPT foi treinado com dados até 2021, o que atrapalha na qualidade de suas respostas, principalmente em relação a temas atuais.

 

Inicialmente, o Google afirma que o Bard terá uma versão mais leve do LaMDA, o que permitirá torná-lo mais acessível a um público maior. Uma das dificuldades do ChatGPT é a alta demanda de recursos computacionais. O serviço atualmente fica inacessível devido à alta demanda.

 

Busca mais inteligente

Além do Bard, o Google vai incluir a tecnologia do LaMDA em sua ferramenta de buscas – nos últimos meses, o mais tradicional produto da companhia passou a ser ameaçado não apenas pelo ChatGPT, mas também pelo TikTok.

 

“Quando as pessoas pensam no Google, muitas vezes pensam em nos procurar para obter respostas factuais rápidas, como ‘quantas teclas tem um piano?’ Mas, cada vez mais, as pessoas estão recorrendo ao Google para obter insights e entendimentos mais profundos – como ‘é mais fácil de aprender piano ou violão e quanta prática cada um precisa?’ Aprender sobre um tópico como esse pode exigir mais esforço para descobrir o que você realmente precisa saber, e as pessoas geralmente desejam explorar uma gama diversificada de opiniões ou perspectivas”, diz o post no blog da companhia.

 

Isso significa que as buscas do Google vão tentar digerir tópicos mais complexos em um formato supostamente mais simples de compreender. A ideia da ferramenta não é apenas listas links, mas oferecer algum tipo de resposta. A mudança de paradigma em como as pessoas fazem buscas (de índice de links para respostas certeiras) acendeu a luz amarela do Google, quando outros concorrentes passaram a oferecer isso.

 

O Google não deu data, mas diz que a atualização das buscas ocorrerá “em breve”.

 

Leia outras notícias no HojePR.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *