HojePR

HOJEPR LOGO
Siga no WhatsApp
Pesquisar

16/07/2024

PROGRAME-SE

Inscrições de produções o Olhar de Cinema vão até o dia 10 de março

A nova edição de um dos mais importantes eventos voltados à sétima arte do Brasil, o Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, ocorre de 14 a 22 de junho, com exibições presenciais e online, prometendo reunir longas e curtas-metragens inéditos no país. As inscrições de produções para o evento vão até o dia 10 de março pelo site oficial, podendo ser de filmes de todas as tipologias e gêneros.

 

Desde 2012, o festival já exibiu cerca de 900 produções e levou mais de 150 mil pessoas às salas de cinema e mais de 30 mil pessoas para as sessões online, valorizando o cinema independente mundial.

 

“Recebemos produções independentes de todo o mundo, que passam por um processo de seleção da nossa equipe de curadoria especializada, formado por profissionais cinematográficos do Brasil e de outros países. Procuramos sempre valorizar o cinema brasileiro e paranaense, trazendo filmes inéditos, com propostas estéticas inventivas, comprometimento temático e com abordagens diversas do relacionamento humano”, comenta Antonio Gonçalves Junior, diretor do Olhar de Cinema.

 

Novidades para a nova edição

Algumas novidades farão parte da 12ª edição do Olhar de Cinema, como a nova composição da Mostra Competitiva, que será dividida em Competitiva Brasileira e Competitiva Internacional, em que seis longas e oito curtas inéditos serão selecionados em cada categoria. As mostras Outros Olhares e Olhares Brasil deixam de existir e a Mostra Exibições Especiais passa a englobar as produções brasileiras não inéditas, que se destacaram recentemente, e que agora fica na mesma categoria de mestres do cinema. “Para este ano, a participação do público será ainda mais importante, uma vez que o festival contará com o prêmio de Melhor Longa e Melhor Curta, em que filmes da Competiviva Internacional e da Brasileira, concorrerão entre si por meio de votação popular”, explica o diretor.

 

Sobre as premiações

As premiações para a Mostra Competitiva Brasileira para os longas-mentragens contarão com as categorias: Melhor Filme, Direção, Roteiro, Atuação, Direção de Arte, Fotografia, Som e Montagem. Para os curtas, Melhor Filme e Prêmio Especial do Júri.

 

Já a Mostra Competitiva Internacional contará com premiação de Melhor Filme e Prêmio do júri especial para longas-metragens, assim como premiação de Melhor Filme para os curtas.

 

A Mostra Novos Olhares, dedicada a filmes que se destacam pela radicalidade em suas propostas estéticas, passa a fazer parte da categoria Competitiva e contará com o prêmio de Melhor Filme.

 

“Com essas mudanças, o nosso objetivo é de valorizar ainda mais a participação do cinema brasileiro, deixando o festival mais simples e claro com relação a cada uma de suas mostras, além de adequá-lo às novas realidades”, finaliza o diretor.

 

Serviço

12º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba

Data: 14 a 22 de junho de 2023

Inscrições: até 10 de março de 2023

Site oficial: www.olhardecinema.com.br

Instagram e Facebook: @olhardecinema

Para mais notícias acesse HojePR.com

(Foto: Divulgação)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *