Após 20 anos, o Colégio Estadual Deputado Aníbal Khury, em Guaratuba, no Litoral, ganhou uma nova sede, cuja inauguração oficial foi feita nesta quinta-feira (27) pelo governador em exercício Darci Piana. A construção recebeu R$ 12,7 milhões de investimentos do Governo do Estado, por meio do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), vinculado à Secretaria de Estado da Educação (Seed).
Segundo o governador em exercício, a melhoria das condições das escolas e das salas de aula tem como objetivo principal facilitar o processo de aprendizado dos estudantes, cujo desempenho é o melhor do Brasil segundo os dois últimos rankings do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Esse é o terceiro colégio novo entregue em 2025: os outros dois foram em Cascavel e Toledo.
“O Governo do Estado tem feito investimentos na construção, reforma e ampliação de escolas em todo o Paraná, e o Litoral tem recebido uma atenção especial para que a estrutura possa ter a mesma qualidade das unidades já entregues ao longo dos últimos anos”, afirmou Piana.
A construção do Colégio Deputado Aníbal Khury começou em novembro de 2023 e tinha previsão de ser concluída em um ano e seis meses, porém foi entregue antes do prazo. “Quando firmamos o compromisso com a gestão municipal anterior, informamos que essa obra estaria pronta para o ano letivo de 2025 e hoje estamos aqui para cumprir com este acordo”, enfatizou.
O novo colégio possui mais de 3 mil metros quadrados de área construída e capacidade para até mil alunos, com doze salas de aula climatizadas com ar-condicionado, laboratórios de química, biologia e informática, além das áreas externas como quadra, anfiteatro com arquibancada, bicicletário e estacionamento. O terreno, de 7,5 mil metros quadrados de área total, foi doado pelo município em 2013.
Segundo o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, o modelo estrutural adotado para a nova escola de Guaratuba é o mesmo seguido em todo o Paraná, visando sobretudo o conforto de alunos e professores. “O Governo do Estado tem investido pesado na estrutura das escolas, com ar-condicionado nas salas, antenas da Starlink para levar internet de alta velocidade”, disse.
“Essa obra de Guaratuba é emblemática, porque era aguardada há 20 anos pela população e ficou pronta em um tempo recorde, com toda a comunidade escolar já podendo usufruir de um espaço de qualidade”, acrescentou Miranda.
Fim da espera
Até o ano passado, a unidade funcionava em um prédio cedido pelo município, onde permaneceu por 20 anos ofertando aulas para alunos do ensino fundamental, mas que já não comportava mais as necessidades da cidade. Com a nova sede própria, a escola também atenderá estudantes do ensino médio, conforme informou Fábio José de Araújo, responsável pela direção do Colégio há duas décadas.
“A situação mudou completamente, porque passamos de um local cedido, que era metade de madeira e metade de alvenaria, onde era possível atender no máximo 300 alunos, para um local próprio com toda a estrutura necessária para o atendimento e acolhimento dos alunos, onde podemos ter até mil estudantes, com o acréscimo do ensino médio”, disse o diretor escolar.
Na avaliação do prefeito de Guaratuba, Mauricio Lense, a nova escola passa a ser imediatamente a melhor do município. “Além de ampliar o número de vagas para os estudantes da rede pública, esta unidade ainda tem capacidade de receber mais alunos, o que nos deixará prontos para o crescimento da cidade”, comentou.
Mais obras e equipamentos
Além da recém-inaugurada escola de Guaratuba, outros dois colégios foram entregues pelo Governo do Estado em fevereiro, em Cascavel e Toledo. Ainda em 2025, ao menos outras quatro unidades serão concluídas em Ibiporã, Mandirituba, Medianeira e Fazenda Rio Grande.
Presente na inauguração de Guaratuba, a presidente da Fundepar, Eliane Carmona, informou que apenas entre o fim de 2024 e o início de 2025 mais seis unidades escolares novas já foram entregues no Paraná. O órgão estadual ainda trabalha em projetos para a construção de mais 17 colégios.
“São mais de 300 obras entre construção, reforma e ampliação de escolas geridas pela Fundepar para atender as demandas prioritárias definidas pela Seed em um trabalho que é feito em conjunto com os chefes dos Núcleos Regionais de Educação”, disse Eliane.
O evento também foi marcado pela entrega simbólica de 1.159 chromebooks para o Núcleo Regional de Educação de Paranaguá, como parte dos 32 mil chromebooks adquiridos pelo Governo do Estado. Iniciada em fevereiro, a distribuição dos equipamentos beneficiará mais de mil escolas em todo o Paraná. Eles serão utilizados para atividades pedagógicas, projetos interdisciplinares e acesso a plataformas educacionais, contribuindo para a melhoria do desempenho dos alunos e a integração de ferramentas digitais no cotidiano escolar.
Leia outras notícias no HojePR.