O IOP (Instituto de Oncologia do Paraná), a marca mais antiga do Grupo Med4U, completará 30 anos de atuação em 2025. Além de ser referência no tratamento do câncer, a empresa tem fortalecido seu comprometimento com as práticas de ESG (ambiental, social e governança) e tem feito a diferença no Projeto Amigos do Caximba, que acolhe crianças de 2 a 16 anos no contraturno escolar, em uma região vulnerável de Curitiba (PR).
Além do aporte que já vem sendo feito, o IOP convida médicos, colaboradores, pacientes e a comunidade para se engajarem na campanha “30 anos do IOP. R$ 30 mil para o Amigos da Caximba”. As doações podem ser feitas até o dia 31 de dezembro de 2025. O valor será revertido para a melhoria da infraestrutura do projeto como reparo do telhado, pintura das instalações, elétrica, instalação de ventiladores e manutenção de sanitários. Doações de qualquer valor podem ser feitas diretamente ao projeto pelo PIX 41 998206795, além de itens diversos, como roupas, calçados, material de higiene pessoal e material escolar que podem ser deixados nas unidades do IOP, e também trabalho voluntário.
“Sem o apoio do IOP, não seria possível atender 350 crianças e oferecer as refeições diárias que elas tanto precisam. A gratidão é eterna, pois desde que o IOP entrou na nossa vida, tudo se tornou mais fácil e diferente. O suporte fornecido tem sido fundamental para a sustentabilidade de todo o projeto. As parcerias, a entrega de bolsas de estudo para nossos voluntários, a boa alimentação e o fornecimento de gás, que nunca faltou, são apenas alguns exemplos de como o IOP tem contribuído. A carne, que antes era um luxo, hoje conseguimos oferecer com mais frequência, assim como o leite, as frutas e as verduras”, afirma Edilaine Lima, fundadora e presidente da Biblioteca Amigos do Caximba.
O projeto tem 419 crianças na fila de espera, a maioria filhos de pessoas que trabalham com reciclagem ou autônomos. “O IOP é o principal patrocinador, custeando a alimentação no contraturno escolar de forma integral. Essa ação visa promover o desenvolvimento saudável das crianças e contribuir para o aumento do rendimento escolar. Atualmente estamos na fase da educação, buscando recursos e parceiros. O projeto foi escolhido pelo seu poder de transformação na vida das pessoas atendidas, especialmente as crianças da comunidade do Caximba. O impacto gerado vai além do auxílio educacional, oferecendo também apoio emocional e nutricional, aspectos essenciais para o desenvolvimento integral dos pequenos. É gratificante poder criar um ambiente seguro e solidário, possibilitando um futuro melhor para as crianças atendidas pelo projeto”, celebra Ana Claúdia Barbosa, diretora de Talentos e Cultura do Grupo Med4U.
Histórico de doações
Desde o início da contribuição do IOP, já foram doados cerca de 3.000 itens diversos, como roupas, calçados e utensílios. Em agosto de 2024, foram doados itens em excelente estado de conservação, pertencentes ao patrimônio do IOP, como camas hospitalares, cadeiras, poltronas, sofás e outros.
Os colaboradores do IOP participam ativamente do projeto por meio do programa “Talentos do Bem”, promovendo ações voltadas à saúde e ao desenvolvimento da comunidade. Em 2024, em parceria com a Dental Uni, foi realizada uma palestra interativa sobre saúde bucal para as crianças e voluntárias do projeto. No mesmo ano, a enfermeira Francielle Correa ministrou um treinamento de primeiros socorros para as voluntárias, capacitando-as para situações de emergência. Além disso, em parceria com a Faculdade Censupeg, foram concedidas duas bolsas de graduação a voluntárias, criando novas oportunidades de formação. O IOP também destinou R$ 201.858,26 para subsidiar a alimentação das crianças, reforçando seu compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida dos atendidos pelo projeto.
Sobre o Projeto Amigos do Caximba
O Projeto Amigos do Caximba, criado por Edilaine Lima, mais conhecida como Tia Edi, começou em outubro de 2011 com o objetivo de reintegrar crianças e jovens carentes da comunidade Caximba, em Curitiba (PR). Utilizando literatura infantil, atividades lúdicas, trabalhos recreativos e musicalização, o projeto visa proporcionar aprendizado e desenvolvimento de maneira criativa e divertida. Inspirada pela personagem Emília, de Monteiro Lobato, Tia Edi transformou sua própria casa em um espaço acolhedor para receber essas crianças, oferecendo-lhes não apenas educação, mas também alimentação diária.
A parceria entre o Grupo Med4U e o Projeto Amigos do Caximba teve início em 2023 e representa um passo importante na estratégia de ESG da empresa. Desde então, o grupo tem enviado alimentos todos os meses, além de oferecer acompanhamento nutricional às crianças por meio de sua equipe de profissionais. Essa colaboração se fortaleceu com o tempo, ampliando o apoio para outras necessidades do projeto, como reformas de infraestrutura, arrecadação de materiais pedagógicos e a profissionalização da entidade.
Foto: Divulgação
Leia outras notícias no HojePR.