A Itaipu Binacional, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) lançam na sexta-feira (13), em Foz do Iguaçu (PR), o programa Mais Engenharia, voltado para a capacitação de profissionais e graduandos em Engenharia Civil.
O objetivo é incorporar às administrações municipais e aos municípios paranaenses corpo técnico especializado, com capacidade para desenvolvimento de projetos de infraestrutura sustentáveis, fiscalização de obras públicas e captação de financiamentos estaduais e federais.
O programa vai oferecer um curso de pós-graduação lato-sensu – Gestão Pública em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável, na modalidade EAD, para 50 engenheiros de prefeituras do Paraná. Serão beneficiados ainda 50 engenheiros civis formados há no máximo a três anos (como bolsistas graduados) e 50 estagiários de Engenharia Civil, sob supervisão dos profissionais nos municípios.
A vigência do convênio será de 28 meses, com investimento total de R$ 15,8 milhões (sendo R$ 14,6 milhões da Itaipu). Ao final do programa, todos os projetos desenvolvidos no curso serão disponibilizados publicamente, por meio de um banco de projetos. A seleção dos municípios, engenheiros supervisores, bolsistas graduados, estagiários e corpo docente ocorrerá via editais.
Sobre a Itaipu Binacional
Com 20 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável. Desde o início de suas operações, em 1984, já produziu mais de 3 bilhões de megawatts-hora.
A Itaipu tem como missão empresarial gerar energia elétrica de qualidade com responsabilidade social e ambiental, contribuindo para o desenvolvimento sustentável no Brasil e no Paraguai. Mais do que uma usina, Itaipu é um agente de transformação, com ações que integram sustentabilidade, inovação e compromisso com as pessoas.
Leia outras notícias no HojePR.
Acompanhe o HojePR no Instagram.