Pular para o conteúdo
PESQUISA

Jovens da Geração Z priorizam crescimento profissional ao escolher emprego

02/07/2025
JBS

Cerca de 60% dos jovens da Geração Z colocam o crescimento profissional como principal critério na hora de escolher onde trabalhar. O dado é de uma pesquisa da JBS realizada em março de 2025 com mais de 32 mil colaboradores entre 15 e 30 anos em todas as regiões do Brasil. O levantamento mostra que oportunidades de aprendizado e crescimento profissional têm mais peso que salário e benefícios.

De acordo com os participantes, o reconhecimento no trabalho está diretamente ligado à oferta de cursos, mentorias e treinamentos. Eles também apontam qualidades como empatia e escuta ativa como as mais valorizadas em lideranças.

“Estamos falando de uma geração que busca por empresas que ofereçam caminhos estruturados de aprendizado e evolução. Esse comportamento mostra que, mais do que atrair talentos, o desafio das companhias agora é mantê-los engajados em uma jornada crescente, que faça sentido para eles”, afirma Fernando Meller, diretor-executivo de recursos humanos da JBS Brasil.

Para a doutora em Ciências da Informação Thaís Giuliani, que estuda o comportamento da Geração Z, o desejo de crescimento vem acompanhado de propósito e conexão. “Eles querem ser ouvidos e contar com líderes próximos e acessíveis. Não se trata mais de subir uma escada tradicional de carreira. É sobre conexão, propósito, troca e a oportunidade de um futuro melhor”, diz.

A pesquisa também mostrou que estabilidade, qualidade de vida e apoio familiar estão entre as prioridades dessa geração. Fora do trabalho, os jovens valorizam relacionamentos e experiências que contribuam para o desenvolvimento pessoal.

Com cerca de 40% dos seus colaboradores formados por pessoas dessa faixa etária, a JBS afirma que os dados ajudarão a direcionar ações de atração e geração de oportunidades. A companhia investe em programas voltados para formação e desenvolvimento, como o “Evoluir”, voltado a jovens de 18 a 23 anos, e o “Germinare VET”, com foco em liderança técnica e veterinária.

Um exemplo é o de Isabelly Caroline Batista, de 21 anos, que começou na empresa como jovem aprendiz em Campo Mourão (PR) em 2022. Incentivada pela mãe, que já havia trabalhado na empresa, ela se candidatou após ver uma vaga no Instagram. Após sete meses no setor administrativo, foi efetivada. Hoje, trabalha na produção e planeja cursar faculdade na área de Recursos Humanos.

“Vejo nos meus líderes pessoas que me incentivam a aprender, me ensinam e me estimulam a crescer. Sempre recebo bons conselhos. Meu sonho é construir uma carreira dentro da JBS, aproveitando todas as oportunidades que a empresa oferece”, afirma.

A pesquisa “Jovens JBS” contou com 22 perguntas sobre valores, ambiente de trabalho, comunicação e propósito, buscando entender as expectativas da nova geração em relação ao mercado e à vida profissional.

Leia outras notícias no HojePR.
Acompanhe o HojePR no Instagram.

Assine o HojePRemium – a newsletter gratuita do HojePR