HojePR

HOJEPR LOGO
Siga no WhatsApp
Pesquisar

14/07/2024

BASTIDORES

Leprevost diz que aceitação à sua candidatura está crescendo nos bairros

O pré-candidato do União Brasil à Prefeitura de Curitiba, deputado Ney Leprevost, passou o último fim de semana visitando vários bairros da cidade. Segundo ele, a aceitação à candidatura cresceu muito nos últimos dias. Em conversa com o HojePR, Leprevost preferiu não comentar especulações publicadas em alguns blogs sobre uma proposta para abrir mão da disputa. “Enquanto plantam boatos, eu corro o trecho”, brincou ele.

 

Mabel Canto vai ao STF pelo direito das mães escolherem tipo de parto

A deputada estadual Mabel Canto (PSDB) disse que recorrerá ao Supremo Tribunal Federal (STF), contra a decisão do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), que declarou inconstitucional a Lei do Parto Adequado, nº 20.127/ 2020, que concedia às gestantes de risco-habitual do Sistema Único de Saúde (SUS), o direito de escolher a via de parto, normal ou cesárea. A decisão que julgou procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), foi iniciada pelo Ministério Público do Paraná, com apoio da Defensoria Pública, por meio do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (NUDEM) e da Secretaria de Estado da Saúde. O julgamento ocorreu nessa segunda-feira (17).

Mabel lamentou a decisão do TJ-PR. “Hoje [segunda, dia 17] o Tribunal de Justiça do Paraná julgou inconstitucional uma Lei de minha autoria, que permitia que uma mãe do SUS pudesse fazer a escolha de parto, normal ou cesárea, assim como as mães da saúde complementar sempre fizeram. Uma Lei que equiparava a mãe mais simples, que não tinha condições financeiras às mães que podem pagar e escolher a via de parto. Esse foi o meu primeiro projeto de lei e eu lembro que no dia que aprovamos, eu me emocionei muito porque é a luta de inúmeras mães que sofrem violência obstétrica, que são desamparadas pelo sistema, por vezes sendo obrigadas a fazerem um parto normal que não evolui”, explicou a deputada.

Beto Richa participa de evento do Dia da Imigração Japonesa no Brasil

O deputado federal Beto Richa (PSDB) participou nesta terça-feira (18), na Embaixada do Japão, em Brasília, de evento em comemoração ao dia da Imigração Japonesa no Brasil. Já são 116 anos desde que chegaram os primeiros japoneses ao país. O deputado foi recebido pelo embaixador Hayashi Tejji, com quem vem mantendo contato frequente para reforçar a parceria entre os dois países.

Beto Richa destacou o laço histórico de amizade e cooperação entre os dois países e a colaboração dos imigrantes para o desenvolvimento do Brasil e do Paraná, que tem a segunda maior colônia de japoneses do país, com quase 200 mil descendentes.

Leia outros Bastidores aqui.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *