Uma obra que se arrasta há cinco anos e causa transtornos aos moradores de Matinhos e turistas que frequentam o Litoral, a duplicação da PR-412, mais conhecida como avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, parece estar longe de ser concluída. Apesar disso, e com apenas 34% da obra executada, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) prevê a conclusão para este ano.
Em reunião com representantes do DER e da Construtora Triunfo, responsável pela obra, nesta quarta-feira (29), o prefeito de Matinhos, Zé da Ecler, reclamou do atraso e cobrou respostas quanto ao projeto elaborado. “O município é soberano e tem total autonomia sobre obras que acontecem na cidade”, disse ele. “A duplicação da JK não pode entrar em mais uma temporada sem sua conclusão”, concluiu.
Técnicos da Prefeitura de Matinhos apresentaram um relatório fotográfico de acompanhamento da obra, feito desde 2021 pela Prefeitura. O levantamento mostra a lentidão da obra. Também foram abordadas as alterações no plano da obra. O secretário de Urbanismo, Maurício Piazzetta, falou sobre os erros no projeto. Ele lembrou que alertou a gestão anterior sobre os equívocos que o planejamento continha.
O contrato com a Triunfo é válido até agosto deste ano, no entanto, um aditivo de prorrogação deve ser assinado com o Governo do Estado. A construtora informou que colocou mais maquinário nas obras para que o serviço passasse a ser executado mais rapidamente.
Segundo os representantes do DER que estiveram em Matinhos, “não serão medidos esforços para que o trabalho seja concluído”. O órgão informou, ainda, que chegou a notificar a Triunfo para que a obra avançasse com mais celeridade.
ACIMA reclama do atraso
O presidente da Associação Comercial de Matinhos (ACIMA), Adriano Menine, fez duras críticas à demora na conclusão das obras da avenida JK. “Essa obra tem trazido imensurável transtorno ao cidadão e aos turistas. É um absurdo que uma obra com esta importância sofra atraso superior a dois anos. Observe que ao longo da Avenida estão constituídos inúmeros comércios, vários destes, além de ‘perderem’ as vagas de estacionamento ao longo de algumas etapas da obra, permaneceram sem acesso algum”, disse ele.
Os moradores de Matinhos, assim como os turistas que frequentam o Litoral, convivem há cinco anos com congestionamentos e transtornos. “O caos no trânsito, a degradação da cobertura asfáltica da via de rodagem, má sinalização e insegurança são efeitos deste descaso. Por inúmeras vezes a sociedade civil organizada buscou auxílio junto ao poder público municipal, teve apoio para cobrar, questionar e este continua nos auxiliando nas questões junto ao governo do estado e consórcio responsável pela obra”, salientou Menine. “Porém, observamos pouco progresso, as obras se arrastam mantendo o risco e os prejuízos para o município, em especial para os empreendimentos estabelecidos ao longo da via”, completou.
O HojePR fica perplexo com o descaso da Construtora Triunfo com o Litoral do Paraná. A obra foi licitada em 2018 e, desde então, sofre com atrasos e erros na condução dos trabalhos, prejudicando o comércio e o turismo. Ficaremos de olho vivo nos prazos e, também, nos problemas que continuarão surgindo em Matinhos.
Leia outras notícias no HojePR.
2 Comentários
Realmente está muito difícil trafegar na Av. Juscelino Kubitschek em Matinhos, o comércio ao longo da avenida está bastante prejudicado, a demora na finalização das obras está prejudicando inclusive o trânsito para quem vai para Guaratuba e vice-versa, são vários trechos interditados e com péssima sinalização, criando confusão nos motoristas que utilizam esta avenida.
Imaginem que estamos chegando na semana da pátria, onde o movimento aumenta consideravelmente, e com certeza irá trazer inúmeros transtornos na região!
Será que até o final do ano fica pronto esta avenida?
A Prefeitura e o Estado tem que fiscalizar e aplicar multa em cima dessas empreiteiras que acham que dinheiro do Estado não tem dono