HojePR

HOJEPR LOGO
Siga no WhatsApp
Pesquisar

24/07/2024

GASTRONOMIA

Onde encontrar gastronomia autoral em Curitiba?

A capital paranaense é conhecida por sua rica gastronomia, e tem atraído cada vez mais a atenção dos amantes da culinária autoral. Curitiba oferece uma variedade de experiências para os paladares mais exigentes. Na gastronomia autoral, de restaurantes aconchegantes a espaços contemporâneos, a cidade se destaca trazendo criatividade à mesa. Mais do que apenas refeições, os chefs transformam a combinação de ingredientes em experiências inéditas e histórias em pratos.

 

Abordagem singular

A culinária autoral vai além das receitas tradicionais. “Ela é uma expressão artística que reflete a personalidade do chef, suas experiências e influências. Cada prato é uma manifestação única de criatividade, combinando sabores, texturas e apresentações de maneiras inesperadas”, comenta o chef do restaurante Figurate Italian Food Henrique Jorge Campos.

 

Ao criar pratos autorais, os chefs também estão celebrando a identidade cultural e os ingredientes locais. “A culinária autoral pode ser uma ponte entre o passado e o presente, preservando técnicas tradicionais e adaptando-as ao contexto contemporâneo”, diz Campos.

 

Conheça 3 opções de lugares para experimentar a culinária autoral em Curitiba

 

  • Pizza no Figurate Italian Food

Com uma dark kitchen localizada dentro do Carmel Gastrobar, o Figurate é uma boa pedida quando o assunto é pizza autoral. O cardápio exclusivo do chef Henrique Campos combina ingredientes locais de forma inovadora. Cada pizza é uma obra de arte com sabores e apresentação surpreendentes.

 

O chef, formado em nutrição e em gastronomia, possui ampla experiência em comida italiana, por ter morado e trabalhado na Itália, onde se especializou. Henrique também valoriza muito os produtores locais. Cada ingrediente das pizzas e focaccias é cuidadosamente selecionado, incentivando a economia local, além de proporcionar uma experiência gastronômica.

R. Dep. Carneiro de Campos, 159 – Hugo Lange

Instagram: @figuratecwb

 

  • Asiático no Kitsune

Situado no coração de Curitiba, o Kitsune é um santuário para quem busca experiências autorais. O menu passeia pelos sabores do Japão, reinterpretados de forma autêntica e contemporânea pelo chef André Pionteke. A atmosfera acolhedora e sofisticada complementa a experiência.

 

André Pionteke tornou-se conhecido após sua participação no programa Masterchef Profissionais. Natural de Curitiba, o chef possui um prato favorito em seu restaurante, o lámen, que tem destaque especial no menu da casa.

R. Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 695 – Centro

Instagram: @kitsune.cwb

 

  • Frutos do Mar no Restaurante Igor

O Restaurante Igor é uma celebração da comida como uma expressão de amor. O cardápio, repleto de frutos do mar e peixes, é uma fusão de memórias familiares e influências culinárias diversas. Cada prato conta uma história.

 

O chef Igor Marquesini tem anos de experiência na área, com trabalhos em restaurantes no Brasil e no exterior. A criação do Restaurante Igor consolidou todas essas experiências e anos de pesquisa em um único lugar.

R. Gutemberg, 151 – Batel

Instagram: @restauranteigor

Para mais notícias acesse HojePR.com

(Foto de capa: Marcos Campos)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *