A Plaenge, construtora com 55 anos de atuação e mais de 500 empreendimentos entregues no Brasil e no Chile, participa de uma visita técnica à sede da Pininfarina, em Cambiano, na Itália. A agenda faz parte de uma iniciativa coordenada pela empresa de inteligência arquitetônica Molegolar e reúne incorporadoras brasileiras em uma imersão nos processos e projetos da casa de design italiana.
A construtora possui projetos assinados pela Pininfarina em diferentes cidades, somando mais de R$ 2,5 bilhões em Valor Geral de Vendas (VGV). Durante a visita técnica à sede da empresa italiana, a Plaenge destacou o papel do design como um elemento estratégico nos empreendimentos, com foco na combinação entre estética, funcionalidade e identidade local.
“O design, a tecnologia e o conforto fazem parte de um ecossistema de prestígio que repercute tanto nos clientes quanto nos investidores”, afirma Luiz Gustavo Salvático, Diretor de Unidade de Negócio da Plaenge Curitiba. “Nossa parceria com a Pininfarina potencializa tudo isso com uma visão de futuro aplicada ao morar.”
A Plaenge desenvolveu empreendimentos em parceria com o estúdio italiano em cidades como Campinas (SP), Campo Grande (MS) e Maringá (PR). Novos projetos também estão previstos para outras cidades, como Curitiba. Os lançamentos seguem uma proposta de design contemporâneo e aplicação de elementos considerados de alto padrão.
Design colaborativo e resultados concretos
A iniciativa busca fortalecer a relação entre incorporadoras e a equipe global da Pininfarina, estúdio italiano com atuação no mercado imobiliário. A programação inclui uma visita ao escritório da empresa em Cambiano, na Itália, com experiências imersivas que envolvem a apresentação de protótipos, veículos-conceito, soluções de mobilidade e o uso do túnel de vento desenvolvido pela marca.
“Essa missão à Pininfarina, na Itália, simboliza mais do que uma imersão em design e inovação; é um movimento estratégico para fortalecer a cultura de colaboração entre as maiores incorporadoras do Brasil e os principais fornecedores globais”, explica Saulo Suassuna Filho, CEO-Founder da Molegolar.
Segundo um estudo da consultoria internacional Savills, o modelo de branded residences pode agregar até 63% de valorização ao m² na América Latina, evidenciando a força do design assinado como ferramenta de diferenciação e rentabilidade. Para a Plaenge, esses números se materializam em performance: em 2024, a construtora registrou crescimento médio anual de 36% em VGV, com a contribuição dos empreendimentos assinados pela Pininfarina.
Um novo padrão de morar com assinatura Plaenge
A Plaenge está investindo em projetos que focam em inovação, planejamento urbano e sustentabilidade. Como parte desse movimento, representantes da empresa participaram de uma missão à Itália, em parceria com o estúdio Pininfarina, que completa 95 anos, e reforçam a atuação da construtora no mercado de imóveis de alto padrão no Brasil, com foco em design e qualidade de vida.
Leia outras notícias no HojePR.
Acompanhe o HojePR no Instagram.