Pular para o conteúdo
PARANÁ

Primeira missão internacional de 2025 da Invest Paraná quer ampliar negócios com a Índia

27/02/2025

O Paraná se prepara para marcar presença na Feira Internacional de Alimentos e Hospitalidade – AAHAR, que acontecerá em Nova Délhi, na Índia, entre os dias 4 e 8 de março. O evento, coordenado pela Organização de Promoção Comercial da Índia, é um dos mais importantes do setor na Ásia e reunirá mais de 1.800 expositores de diversos países. A participação paranaense será coordenada pela Invest Paraná.

De acordo com o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco, a missão tem um olhar estratégico para o mercado indiano. “Trata-se de um mercado consumidor gigantesco. Dessa forma, assim como outros países olham pro Brasil com uma escalabilidade, nós olhamos a Índia como uma grande oportunidade de levar nossos produtos para lá”, explica.

O Brasil contará com um pavilhão próprio na feira, organizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), e o Paraná será responsável por um dos estandes, representando 11 empresas do Estado: Amafil, Certano, Buschle Alimentos, Carob House, Coamo, SL Alimentos, Coasul, Erva Mate Paraná, GranoMax, Pennacchi e Qualinova.

Durante o evento, serão realizadas reuniões de matchmaking e apresentações a potenciais compradores e investidores, além da distribuição de materiais de divulgação e amostras de produtos.

Segundo dados do Perfil de Comércio e Investimentos da Índia organizado pela ApexBrasil e divulgado no ano passado, em duas décadas (2003 a 2023), a Índia saiu da 26ª posição para a 13ª entre os destinos das exportações brasileiras. O país asiático teve um crescimento médio anual de 14,3% nas exportações oriundas do Brasil, enquanto para o restante do mundo a média foi de 11,3% ao ano.

A Índia, quinta maior economia do mundo e país mais populoso do planeta, se destaca como um dos maiores produtores globais de alimentos. Reconhecida pela produção de leite, especiarias, leguminosas, chá, trigo, arroz, açúcar, algodão e óleos vegetais, o país tem investido cada vez mais na modernização do seu setor agrícola.

O Paraná, por sua vez, é referência no agronegócio brasileiro e mundial, consolidando-se como um dos maiores produtores e exportadores de alimentos do Brasil. Essa vocação faz com que a missão à Índia seja uma oportunidade estratégica para ampliar parcerias e fortalecer o comércio bilateral entre os dois países.

“Há uma grande sinergia entre o Brasil e a Índia, tanto em tipo de produção, quanto na população, que também é muito amigável para fazer negócio. Nossa expectativa é que haja o início de uma conversa com eles, porque nós também temos que aprender muito como exportar para lá”, reforça o gerente da Invest Paraná.

Para o gerente de exportações da Amafil, uma das empresas que será representada pela Missão do Paraná, Eliel Fonseca da Silva, a feira será um termômetro para futuros negócios. “O Estado tem feito um trabalho de base muito importante de divulgação de resultados e suporte para as indústrias paranaenses. Será nossa primeira vez pleiteando exportações à Índia apresentando produtos derivados de mandioca. Sabemos que existe consumo de mandioca naquele país e queremos, em um primeiro momento entender e sentir o mercado para fazer negócios no futuro”, explica.

A empresa de Cianorte é uma gigante paranaense no setor de produtos derivados da mandioca.

A comitiva paranaense será formada pela gerente de Relações Internacionais da Invest Paraná, Bruna Radaelli, e pelo diretor de Desenvolvimento Econômico, Rogério Chaves. Também acompanhará a missão a gerente do departamento internacional da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Caroline Pinheiro do Nascimento.

No ano passado, o governador Carlos Massa Ratinho Junior liderou uma missão internacional ao país asiático com o objetivo de buscar parcerias na área de inovação e tecnologia. A boa relação construída durante a missão já rende frutos. Na última semana, o Governo do Paraná anunciou que sediará a primeira fábrica de nanofertilizantes do Brasil, um investimento de US$ 12 milhões liderado pela Nanoventions Brasil, ligada Indian Farmers Fertiliser Cooperative (IFFCO), a maior cooperativa agrícola da Índia.

Desde 2021, o Governo do Paraná participou de 33 missões internacionais organizadas pela Invest Paraná. A da próxima semana será a 34ª e a primeira de 2025. No final de março, o Paraná participa da Expo Antad no México, maior evento de alimentos e bebidas daquele país e uma das mais relevantes do setor de varejo da América Latina.

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *