HojePR

HOJEPR LOGO
Siga no WhatsApp
Pesquisar

22/07/2024

Blog da redação hojepr.com

Principais nomes do Direito Eleitoral se reúnem em Curitiba em junho

O Direito Eleitoral transcende a mera legislação: ele é a própria essência da nossa democracia. Com base nessa crença, os principais agentes dessa matéria se reúnem em Curitiba para a 9ª edição do Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral (CBDE), maior evento nacional do gênero, entre 12 e 15 de junho. O evento será híbrido para que interessados de todo o país possam participar e é organizado pelo Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade) em conjunto com a Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep) e Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (Ibrade).

A programação conta com diversas personalidades dos Três Poderes confirmadas, como o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, o ministro e presidente do STF Luís Roberto Barroso, entre outros.

O Congresso é voltado a eleitoralistas, magistrados, operadores e profissionais dos setores público e privado interessados no assunto. “Nosso foco é propagar o protagonismo das eleições democráticas no atual contexto político, social e econômico do Brasil. O CBDE, como sempre, sai na vanguarda dos debates jurídicos que moldam as dinâmicas da democracia brasileira”, afirma o advogado e presidente do Iprade, Paulo Henrique Golambiuk.

Em 2024, os desafios colocados aos agentes eleitorais incluem o uso de recursos tecnológicos, aplicativos e inteligência artificial generativa para a produção de textos, áudios e vídeos nas campanhas eleitorais, chamados deep fakes. O combate às fake news, tópico frequente nas edições anteriores do evento, infelizmente se mostra mais atual e necessário do que nunca nas rodas de debate. A presença efetiva de mulheres na política é outro tema de destaque. Para contribuir com as discussões em torno do tema, o evento reúne renomados especialistas nessas matérias.

 

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *