HojePR

Saiba quem são os nove candidatos ao Governo do Paraná

16/09/2024
palácio

São nove candidatos que vão concorrer ao cargo de governador do Estado do Paraná. No momento, dois lideram as pesquisas de opinião: o governador Ratinho Junior (PSD), que busca a reeleição, e o ex-governador Roberto Requião que tenta o quarto mandato.

Os demais candidatos entram na disputa ao governo do Estado pela primeira vez, como o ex-deputado federal Ricardo Gomyde (PDT) ou a professora Angela Machado (PSOL).

Confira os nomes dos candidatos dessa eleição. Os nomes deles foram colocados em ordem alfabética:

 

Adriano Teixeira (Partido da Causa Operária – PCO)

 

Adriano Teixeira tem 35 anos e é de Paranavaí, no noroeste do Estado. Nas eleições de 2020, disputou o cargo de vereador no município. É a primeira vez que ele concorrerá ao cargo de governador.

 

Angela Machado (Partido Socialismo e Liberdade -PSOL)

 

Angela Alves Machado possui formação em história e é docente na rede pública estadual há 24 anos. Com 45 anos de idade, é natural de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

A candidata também participa do coletivo feminista “Juntas!” e do cursinho de educação popular Emancipa. Na política, a professora concorreu ao cargo de vereadora de Curitiba em 2016 e 2020, mas não foi eleita. Ela conta com o apoio da Rede.

 

Joni Correia (Democracia Cristã – DC)

 

Joni Correia tem 45 anos, nasceu em Cornélio Procópio, no Norte Pioneiro, mas mora em Curitiba. É formado em Direito e em Publicidade e Propaganda. Trabalhou como professor, empresário e foi diretor da Secretaria de Trabalho e Emprego de Curitiba e da Secretaria de Governo de Foz do Iguaçu. É a primeira vez que Joni Correia disputa o governo do Paraná.

 

Ivan Ramos (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados – PSTU)

 

Ivan Ramos Bernardo, o professor Ivan, tem 53 anos e é professor da rede estadual de educação. Morador de Paranavaí, também concorreu em 2018 ao cargo de governador.

 

Ratinho Junior (Partido Social Democrático – PSD)

Ratinho

Atual governador do Paraná, Carlos Roberto Massa Junior é empresário, administrador de empresas e comunicador. Entrou para a política em 2002, quando foi eleito deputado estadual do Paraná.

Em 2006, foi eleito deputado federal, e reeleito em 2010. Em 2012, concorreu à prefeitura de Curitiba em 2012. Dois anos depois, em 2014, foi eleito deputado estadual.

Antes de ser governador, Ratinho Júnior também foi secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano no governo de Beto Richa.

 

Roberto Requião (Partido dos Trabalhadores – PT)

 

Roberto Requião, graduado em jornalismo e direito, começou em cargos públicos eletivos como prefeito de Curitiba, em 1985. Depois, foi secretário estadual de Desenvolvimento Urbano.

Em 1991 iniciou o primeiro mandato como governador do Paraná, cargo para o qual foi eleito duas vezes, em 2002 e depois em 2006.

Antes, entre 1995 e 2002, foi senador pelo Paraná. Requião voltou ao Senado Federal entre 2011 e 2019. Após 40 anos filiado ao MDB, o ex-governador deixou o partido e ingressou no PT em março deste ano.

 

Ricardo Gomyde (Partido Democrático Trabalhista – PDT)

Pedágio

Ricardo Gomyde tem 52 anos. Nasceu em Ibaiti, no Norte Pioneiro, e mora em Curitiba desde 1978. É advogado, foi vereador por Curitiba, deputado federal e secretário estadual de Esporte.

No governo Federal, assumiu a Secretaria Nacional de Futebol no Ministério do Esporte no final do governo Dilma Rousseff e foi gestor da Copa do Mundo de futebol em 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.

Em 2014 foi candidato ao senado então pelo PCdoB, fazendo 12,51% (666.438) dos votos do Paraná.

 

Solange Ferreira Bueno (Partido da Mobilização Nacional – PMN)

Solange Ferreira Bueno nasceu em Maringá e viveu a maior parte da vida em Cascavel. Professora de música em Curitiba há 11 anos, tem graduação em Turismo e Hotelaria, além de licenciatura em Música, com especialização em docência do ensino superior e em psicopedagogia clínica. Essa é a primeira disputa eleitoral da candidata.

 

Vivi Motta (Partido Comunista Brasileiro – PCB)

Viviane Motta tem 30 anos e nasceu em Cuiabá, capital do Mato Grosso. Ela possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

No Paraná, a candidata atuou como professora de Sociologia na rede estadual. Ela também é militante do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro (CFCAM).

Esta será a primeira vez que Viviane será candidata em uma eleição, segundo o partido. O candidato a vice-governador Diego Valdez tem 34 anos, é natural de Foz do Iguaçu e trabalha como agente educacional na rede estadual do Paraná.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *