HojePR

HOJEPR LOGO
Siga no WhatsApp
Pesquisar

16/07/2024

GASTRONOMIA

São José dos Pinhais tem festival gastronômico com pinhão como principal ingrediente

Cordeiro, lasanha, piergi, pizza, brigadeiro e até mesmo sorvete com pinhão. No 3º Festival do Pinhão – Rotas das Colônias, de São José dos Pinhais, a a araucária, árvore símbolo do Paraná, é a estrela da festa. O ingrediente está presente na gastronomia, artesanato e experiências turísticas de 21 estabelecimentos. Neste ano, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR) é parceiro do evento, que começou no final de maio e vai até o dia 30 de julho.

 

Criado pela Associação de Produtores Rurais, Artesãos e Empreendedores de Turismo do Taquaral e Região (Acamp) em 2021, o evento segue uma estratégia diferente dos outros eventos gastronômicos tradicionais: em vez de acontecer em apenas um local, o festival é realizado nos estabelecimentos participantes.

 

O presidente da Acamp, José Zanchetta, afirma que a estratégia foi fundamental para incluir o turismo na Rota das Colônias, destino turístico onde ocorre o festival. “Cada empreendimento criou alguma ação ligada ao pinhão, seja gastronômica, de artesanato ou experiência. No ano passado, o Festival foi melhor do que no primeiro ano. E, para 2023, com a parceria do Sebrae, estamos alcançando o objetivo de promover os empreendedores da Rota das Colônias”, afirma José.

 

Ele lembra que o Sebrae/PR teve, também, participação na criação da Rota das Colônias. “O Sebrae tem um papel muito relevante na transformação do nosso roteiro e dos empreendimentos. Na Rota das Colônias, a parceria ocorre há vários anos. Os empreendedores participaram de várias ações de qualificação”, conta o presidente.

 

A consultora do Sebrae/PR, Fernanda Pesarini, afirma que a Rota das Colônias está consolidada como um destino turístico de destaque na região, e a parceria fortalece sua posição como um polo de turismo e agronegócio.

 

“Acreditamos que investir na capacitação e na inovação é essencial para impulsionar o turismo e o agronegócio na Rota das Colônias. Estamos comprometidos em fortalecer a profissionalização dos empreendimentos e em oferecer o suporte necessário para que alcancem o sucesso”, ressalta Fernanda.

 

Para o presidente da Acamp, a expectativa é que essa parceria traga benefícios não apenas para a Rota das Colônias e para o Festival, mas para toda a região, impulsionando o desenvolvimento econômico.

 

“Convidamos a todos a prestigiar e degustar as experiências que temos no 3º Festival do Pinhão. Temos diversos pratos diferentes. Além disso, haverá uma homenagem que a Rota das Colônias preparou ao fruto do pinheiro, o pinhão”, convoca José Zanchetta.

 

Serviço
3º Festival do Pinhão

Data: até 30 de julho

Local: Rota das Colônias – São José dos Pinhais

Site com a programação completa: festivaldopinhao.com.br

Para mais notícias acesse HojePR.com

(Foto: Divulgação)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *