A pauta do Superior Tribunal de Justiça (STJ) estará cheia nesta terça-feira (19), julgando políticos famosos. O ex-chefe da Casa Civil de Lula, José Dirceu (PT), o ex-governador Beto Richa (PSDB) e o governador Claudio Castro (PL), do Rio de Janeiro, estão recorrendo de acusações envolvendo eles em denúncias de corrupção. Os pedidos são de arquivamento de processos.
O recurso do ex-governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), pedindo arquivamento de ação penal sobre crimes de fraudes a licitação e corrupção passiva da operação Quadro Negro. O processo será analisado na 6ª turma do STJ.
A 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça analisa dois pedidos do ex-ministro José Dirceu (PT). Um deles é contra a condenação e o cálculo de penas em processo da Lava Jato envolvendo o ex-diretor da Petrobras Renato Duque. Dirceu foi condenado no caso por organização criminosa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Na outra solicitação, o ex-ministro questiona decisão que manteve uma condenação sua por lavagem de dinheiro e corrupção passiva. O caso trata de supostas irregularidades em contratos da Petrobras.
Na outra solicitação, o ex-ministro questiona decisão que manteve uma condenação sua por lavagem de dinheiro e corrupção passiva. O caso trata de supostas irregularidades em contratos da Petrobras.
A Corte decide se um processo contra o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), deve ficar no Tribunal ou permanecer na 1ª Instância fluminense. O caso envolve um suposto esquema de desvio de verbas da Saúde quando Castro ainda era vice de Wilson Witzel.