A Trupe Ave Lola, companhia teatral de Curitiba, promove a 1ª Virada Amazônica a partir desta sexta-feira (4) até o próximo domingo (13), em Manaus e comunidades ribeirinhas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro. O festival reúne peças teatrais e oficinas com foco em arte, educação e sustentabilidade. As atividades são gratuitas.
O evento tem início no Teatro Amazonas, em Manaus, com a apresentação da peça “Manaós – Uma Saga de Luz e Sombra”, que retrata a história da cidade durante o ciclo da borracha em 1911. A programação conta também com os espetáculos “Romeu e Julieta” e “Capivaras Rebeldes”, apresentações gratuitas nas comunidades ribeirinhas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro, promovendo o acesso direto à cultura para moradores locais.
O festival também oferece oficinas gratuitas para crianças e jovens, com aulas de interpretação teatral, dança, música aplicada ao teatro e escrita criativa.
A Virada Amazônica é resultado da parceria entre a Academia Amazônia Ensina, organização educacional localizada em Manaus, a produtora Entre Mundos e a companhia teatral Trupe Ave Lola, de Curitiba. O projeto tem como objetivo democratizar o acesso à cultura na Amazônia e promover a troca cultural entre as regiões sul e norte do Brasil.
O projeto inclui a produção de podcasts com líderes comunitários e a gravação de um documentário que registra toda a ação, ampliando a divulgação.
Serviço
Data: de 4 a 13 de julho
Locais: Teatro Amazonas (Largo de São Sebastião – Centro, Manaus), Centro Cultural Palácio da Justiça (Manaus), Comunidade do Tumbira e Comunidade Santa Helena do Inglês (RDS do Rio Negro)
Veja programação completa em viradaamazonica.com.br