HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

27/04/2024



Capital

Ucranianos de Curitiba se unem em oração pela paz

 Ucranianos de Curitiba se unem em oração pela paz

A comunidade ucraniana de Curitiba se reuniu no Memorial Ucraniano do Parque Tingui, nesta sexta-feira (25), em um ato pela paz.

 

A ação contou com a presença do prefeito Rafael Greca e foi realizada pelas igrejas ucranianas de Curitiba, sociedades de cultura ucraniana (SUBRAS e Clube Poltava) e Representação Central Ucraniano-Brasileira (RCUB).

 

“Vocês são a nossa gente, nosso povo transplantado desde o leste europeu. Afiramos nossa solidariedade e pedimos pela paz”, disse o prefeito, antes das orações.

 

Os participantes vestiam as típicas camisas bordadas, camisetas com dizeres ucranianos e levaram bandeiras e velas.

 

O Paraná concentra a maior parte da imigração ucraniana no Brasil, com destaque para Prudentópolis, que recebeu muitas famílias no século XIX. São cerca de 400 mil imigrantes e descendentes em todo estado, 55 mil deles na capital.

 

A enfermeira Dozia Svistak, descendente de ucranianos, estava emocionada. “Estou com vontade de ir lá e atuar como voluntária, cuidando das pessoas”, contou ela, que trabalha no Hospital das Clínicas.

 

“Eu não esperava esta situação agora, foi por causa de guerra que meu bisavô e minha bisavó deixaram a Ucrânia. Agora as coisas se repetem. É realmente muito triste isso”, disse.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *