Pular para o conteúdo
PROGRAME-SE

11ª edição do Festival de Inverno do Centro Histórico tem sopas e programação especial gratuita

04/07/2023

A Rede Empresarial do Centro Histórico realiza a 11ª edição de um dos festivais gastronômicos e culturais mais tradicionais de Curitiba: O Festival de Inverno do Centro Histórico. O evento tem início nesta sexta-feira (7) e vai até o dia 16 de julho, e conta com um circuito de sopas a preço fixo de R$ 23,90 e atrações que incluem caminhadas guiadas, workshops, além de ser uma oportunidade de aproveitar o charme do Centro Histórico da capital.

 

Sopas para aquecer o inverno

Enaltecendo as raízes culturais da cidade, os estabelecimentos participantes do FICH trarão em seu cardápio sopas que contam um pouco da história da imigração na cidade. Ao todo, dez estabelecimentos oferecerão a especialidade por R$ 23,90. Parte dos valores arrecadados com a venda será revertida para a ONG Universidade Livre do Esporte (ULE) que atua com autistas.
Curitiba

 

O restaurante A Ostra Bêbada, por exemplo, terá a caldeirada do mar como prato do Festival; já o Espaço Fantástico das Artes
oferecerá um creme de mandioquinha com alho-poró, enquanto o Palco dos Cinco Sentidos terá três opções: creme de mandioquinha, creme de abóbora e Vichyssoice (alho-poró).

 

O Bar do Alemão, um dos mais tradicionais do Largo da Ordem, vai oferecer uma sopa de batata com bacon, e para quem gosta de novidade, o
Restaurante Jeito Mineiro vai oferecer uma sopa de aipim com pinhão e a sopa de pedra, típica sopa portuguesa que leva ingredientes como feijão, carne, batata e macarrão. Já os amantes da culinária árabe poderão desfrutar a sopa de Falafel Labneh cozido com molho de queijocoalhado, preparada pelo Oriente Árabe.

 

O Quintal do Monge, localizado bem no coração do Largo, terá como opção uma sopa de abóbora com pinhão, enquanto o Bar Brasileirinho vai trazer o caldo de kenga, sopa preparada com frango, mandioquinha, cenoura e outros ingredientes. Já o Jokers, na Rua São Francisco, terá duas opções: caldo verde e creme de legumes. Para finalizar, o Hotel Blumenau oferecerá sopa de aipim com calabresa e acompanhamentos.

 

Participou, harmonizou, ganhou

E para recompensar o público participante, a organização do 11º FICH está preparando uma surpresa. Ao chegar em um dos estabelecimentos participantes e pedir uma das sopas do circuito, é possível ganhar um carimbo em um flyer do Festival. Ao completar todos os carimbos será possível participar de um sorteio, realizado em parceria com o Sesc, em que o prêmio será um final de semana para duas pessoas no Sesc Caiobá com direito à café da manhã. Os 2º e 3º também serão premiados com cursos ofertados pelo Senac.

 

Já para aqueles que gostam de harmonizar o prato com uma bebida especial, um empurrãozinho a mais, afinal, ao seguir a sugestão feita pela casa, será possível ganhar dois carimbos. Para isso, dois sommeliers de cerveja – André Luis Garcia, e Fabio Saramago Gonçalves – ambos da cervejaria Queens, parceira do Festival – montaram uma sugestão de harmonização com cada um dos pratos. Para quem acha que sopa cai melhor com um vinho, o também sommelier Fabio Carnielli montou sugestões para cada uma das sopas.

 

Atrações culturais gratuitas

No primeiro final de semana diversas atrações musicais estarão presentes nos bares e restaurantes do Centro Histórico como parte da programação da 40ª edição da Oficina de Música. Mas durante todas as duas semanas do Festival de Inverno, será possível participar de programações culturais gratuitas, como é o caso do Projeto Curitiba Free Walking, em que são realizadas visitas guiadas ao Centro Histórico, destacando a história da cidade e curiosidades sobre a região.

 

Ainda, as tradicionais rodas de samba do Bar Brasileirinho e a Dança do Ventre do Restaurate Oriente Árabe estão previstas na programação, além de uma apresentação folclórica do Bar do Alemão com o grupo Original Einigkeit Tanzgruppe, que ressalta a cultura germânica.

 

Workshops e oficinas

O destaque fica por conta das oficinas e workshops ofertados de maneira gratuita. Em parceria com o Senac, o Restaurante Oriente Árabe oferecerá aos sábados (08 e 15) o curso de drinks de inverno. Quem passar pelo Café Belvedere também durante os dois sábados do Festival vai poder acompanhar o workshop de cafés do Paraná, e no Bar do Alemão, uma oficina de aproveitamento de alimentos vai ensinar truques e dicas para evitar desperdício na cozinha. Os participantes dos workshops também concorrerão a cursos do Senac, podendo ampliar seus conhecimentos.

 

Já no Memorial de Curitiba, a ULE ofertará diversas oficinas, como artesanato feito com pinhas e pinhão, caixas de ovos e diversos outros materiais recicláveis que se transformarão em arte.

Para mais notícias acesse HojePR.com

(Foto: Ivan Bueno/ PMC)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *