HojePR

HOJEPR LOGO
Siga no WhatsApp
Pesquisar

16/07/2024

PROGRAME-SE

13ª edição do Olhar de Cinema começa nesta quarta com evento na Ópera de Arame

Começa nesta quarta-feira (12) a 13ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. Até o dia 2o de junho, o evento ocupa diferentes salas de cinema da capital paranaense com mais de 80 longas e curtas-metragens de todo o mundo. A abertura ocorre a partir das 19h30, na Ópera de Arame, com a exibição do filme “Retrato de um Certo Oriente”, adaptação do livro do escritor Milton Hatoum.

A exibição inédita do filme de abertura na Ópera de Arame ocorre para convidados entre cineastas, produtores, atores, artistas, imprensa e formadores de opinião da área de Curitiba e do Brasil, além do público em geral que pode adquirir ingresso pelo site oficial.

Produções para as crianças, estreias nacionais e internacionais, obras de cineastas paranaenses, clássicos restaurados e reapresentados na telona em alta definição, são algumas das opções que compõem a programação do evento.

No total do festival serão 10 mostras cinematográficas, cada uma propondo um novo olhar sobre determinado segmento, pauta, idade, diretor ou estilo de produção. São elas: a Competitiva Brasileira, a Competitiva Internacional, a Novos Olhares, a Mirada Paranaense, a Exibições Especiais, a Olhar Retrospectivo, a Olhares Clássicos, a Foco, a Pequenos Olhares e o Filme de abertura e Encerramento.

As exibições ocorrem no Cine Passeio, no Cinemark Mueller, na Ópera de Arame e também no Teatro da Vila, no CIC – Cidade Industrial de Curitiba. Os ingressos já estão disponíveis pelo site oficial com valores que vão de R$8 (meia-entrada) a R$16. Todas as sessões no Teatro da Vila são gratuitas. Além disso, de 18 de junho a 7 de julho, os curtas-metragens brasileiros que compõem o festival estarão disponíveis gratuitamente na plataforma de streaming Itaú Cultural Play para todo o Brasil.

Sobre o filme de abertura

Com direção de Marcelo Gomes (“Paloma”, “Estou me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar”), o longa “Retrato de um Certo Oriente” traz personagens que foram expulsos de suas terras por conflitos sociopolíticos e é baseado no romance do escritor amazonense Milton Hatoum, ganhador do Prêmio Jabuti de Melhor Romance (1990).

Os irmãos libaneses, Emilie e Emir, católicos, embarcam do Líbano em uma viagem rumo ao Brasil. No trajeto, Emilie, se apaixona por um comerciante muçulmano, Omar, causando ciúme incontrolável por parte do seu irmão, que usará as diferenças religiosas para separá-los. Porém, antes de chegar ao destino final, em uma briga com Omar, Emir é gravemente ferido em um acidente e a única opção de Emilie é descer em uma aldeia indígena no meio da selva para encontrar um curandeiro que o salve. Após a recuperação do irmão, Emilie toma uma decisão que levará a consequências trágicas.

Serviço

Abertura da 13ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba

Data: 12 de junho

Local: Ópera de Arame (R. João Gava, 920 – Abranches)

Horário: 19h30

Ingressos: site oficial

Instagram: @olhardecinema

Para mais notícias acesse HojePR.com

(Foto: Matizar Filmes/ Divulgação)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *