HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

28/05/2024

PROGRAME-SE

17ª Primavera dos Museus começa nesta segunda; confira programação

A semana é de sorte para os apreciadores de um bom rolê cultural. A partir desta segunda-feira (18), acontece a 17ª edição da Primavera dos Museus. A programação deste ano aborda o tema “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”, e se estende até o próximo domingo (24).  Participantes da iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), os museus do Estado em Curitiba oferecem uma série de ações que incluem visitas guiadas, oficinas, rodas de conversa com artistas convidados, apresentações e performances artísticas, muitas delas gatuitas.

 

Confira a programação completa dos museus do Estado

  • Museu da Arte Contemporânea (MAC-PR)

Visita guiada na mostra “Ponto de Inflexão” – O público poderá participar de uma mediação da exposição, que apresenta três dos premiados no 67º Salão Paranaense de Arte Contemporânea. A mostra tem obras de Claudia Lara, Diogo Duda e Rogério Vieira, artistas negros selecionados em um momento de total reformulação do Salão Paranaense – o prêmio de arte mais longevo do Brasil. A atividade integra a Primavera dos Museus e ocorre na segunda-feira (18), das 14h30 às 16h.

 

Conversa: “Democracia e Memória na prática artística” – O tema da 17ª Primavera dos Museus é “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, Indígenas e Quilombolas”. Nessa conversa, é proposto um espaço de diálogo para ouvir e entender como cada um dos convidados pensa a democracia em construção no campo artístico, bem como a relação de preservação de suas subjetividades e suas experiências institucionais. Com a presença de Ayala Prazeres e Diogo Duda e mediação de Joanes Barauna. O evento ocorre na terça-feira (19), das 19h às 20h30, no Auditório Poty Lazzarotto (MON). Inscrições gratuitas aqui.

 

Oficina do Educativo: “Malinski-se” – A oficina será uma celebração do espírito carnavalesco que permeou a obra de André Malinski, convidando os participantes a se deixarem envolver por sua criatividade. Inspirados pela sua rica produção e pela cativante exposição que o celebra, os participantes terão a oportunidade de mergulhar na atmosfera vibrante e festiva do Carnaval, festa tão importante em nosso país e em sua carreira. Serão disponibilizados diversos materiais para estimular a expressão individual de cada participante, dando vida a máscaras de Carnaval únicas. A oficina ocorre na quarta-feira (20), das 14h às 16h. Inscrição aqui.

 

A Torre: ativação da mostra “Reforma: formas de ver” – “A Torre” será uma ativação da mostra “Reforma: formas de ver”, que reúne cinco travestis no espaço expositivo para, assim como na carta do Tarot, intervir em uma estrutura, de forma a evocar mistérios e recriar as presenças. As artistas são Malena Stefano, Vitória Gabarda e Yaraçá Silva. A música fica por conta de Dharma Jazz e Verçosa. O evento será na sala 9, na quarta-feira (20), das 19h às 20h, com gratuita pela rampa caracol do MON.

 

Conversa “Memória e Territórios” – A atividade propõe entender como cada uma das convidadas pensa a respeito das questões de territorialidade e produção de memória dentro do campo das artes e suas instituições. A conversa ocorre na quinta-feira (21), das 19h às 21h, no Auditório Poty Lazzarotto, com Yva Ruiz, Fernanda Castro e Luana Mello e mediação de Milena Ribeiro. Inscrições gratuitas aqui.

 

3° Encontro em Performance – Equinócio de Primavera – O Encontro em Performance do MAC Paraná, que em setembro chega a sua terceira edição – realizado sempre nos solstícios e equinócios –, será no domingo (24), das 10h às 18h, dia do Equinócio de Primavera. Além de artistas convidados, o museu abre também uma chamada a todas e todos que queiram integrar a programação com suas pesquisas e propostas de performance artística, que ocorrerão simultaneamente das 16h às 18h.

Local: Salas 8 e 9 do Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9 (Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico)

 

  • Museu da Imagem e do Som (MIS-PR) 

Quarta musical – Na quarta (20), às 18h, o projeto Tons Vizinhos leva música de qualidade ao MIS-PR, em parceria com a Unespar. Entrada livre e gratuita.

Local: Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro

 

  • Museu Paranaense (MUPA)

Mediação – A mediação que faz parte da programação da 17ª Primavera dos Museus passará por duas exposições: “Mejtere: histórias recontadas” e “Ante ecos e ocos”, as duas fruto de processos de curadoria compartilhada entre o MUPA e a comunidade. A primeira foca na representação de populações e indivíduos indígenas, enquanto a segunda é centrada nas identidades e tensionamentos levantados por múltiplos agentes afro-paranaenses. Na sexta (22), das 19h às 20h, e no sábado (23), das 14h30 às 15h30.

 

Ação Educativa – A ação educativa integra a programação da 17ª Primavera dos Museus e lançará “Ante ecos e ocos” para público infantil, neste sábado (23), das 10h às 12h. A exposição “Ante ecos e ocos” tem por objetivo questionar a presença e o apagamento da população negra na construção da história do Paraná. Assim, a ação educativa prevê um espaço de diálogo e desconstrução de narrativas abarcadas por essa temática. Personalidades negras e questões de resistência serão abordadas em profundidade e para além da exposição, de forma lúdica e didática, visando à adequação ao público infantil.

 

Mesa de conversa – No final da tarde de sábado (23), das 16h às 17h, os convidados Kunta Leonardo da Cruz e Lucí Guerra discutem sobre onde estão os testemunhos de resistência e a produção de memórias por pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas dentro de instituições museais. Na conversa atravessada pela trajetória singular e subjetiva de cada um dos artistas e pesquisadores serão abordadas questões referentes a processos de escuta, revisão e reparação por parte de museus, considerando os diferentes sistemas de reconhecimento, valorização, protagonismo e produção das pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas em espaços promotores da memória, da cultura e das artes.

 

Exposição do III Edital de ocupação do espaço Vitrine – A abertura será no domingo (24), último dia de programação conjunta entre a Primavera dos Museus e o Aniversário do MUPA, o Museu receberá a artista Luana Navarro no Espaço Vitrine, inaugurando a instalação “Procurem-se”.

Local: Rua Kellers, 289 – São Francisco

 

  • Museu Oscar Niemeyer (MON)

Oficina de Desenho – Na quarta-feira (20), os visitantes serão inspirados pela obra do artista Gustavo Caboco, em cartaz na exposição “Sou Patrono” (Sala 2), experimentando o desenho como expressão artística. A oficina ocorrerá em duas sessões: 13h30 e 15h30, conduzida pelos educadores do Museu. As inscrições são liberadas 15 minutos antes e por ordem de chegada na fila.

 

Oficina #MONUMENTE-SE – Na programação de quinta-feira (21), às 14h, o destaque será a obra interativa “#MONUMENTE-SE”, do artista Tom Lisboa, que mistura ilusão de ótica e intervenção urbana. Além de manipular, interferir e transformar a escultura a partir do registro fotográfico, a proposta do artista é ampliar a experiência dos participantes nesta oficina lúdica. Inscrições prévias aqui.

 

“Enraíze: Corpo e Memória entre Andanças” – Na sexta-feira (22), às 10h, o artista Leonardo Kunta proporá aos participantes vivenciarem na dança aspectos advindos das corporeidades negras da Diáspora Africana no Brasil. A oficina abrirá um diálogo expressivo com a mostra “África: Diálogos com o Contemporâneo”, que apresenta um recorte da coleção de arte africana que pertence ao acervo do MON, em cartaz na Sala 4. Para participar, basta preencher o formulário.

 

MON em Cascavel – Já está aberta a mostra “Ásia: a Mão do Povo”, um recorte inédito da coleção asiática do museu que agora pode ser visto pelo público na cidade de Cascavel, no Oeste do Paraná. A iniciativa faz parte da política do Estado de descentralização e democratização da arte e da cultura, ultrapassando os limites físicos do Museu. Em cartaz no 3º andar do Complexo Cultural Sefrin Filho (Rua Rio de Janeiro, 905 – Centro, Cascavel). A entrada é gratuita, com acesso de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 8h às 13h.

Local: Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico

 

  • Museu do Expedicionário (MEXP)

Introdução à Conservação de Pinturas de Cavalete – O minicurso inicia as atividades da 17ª Primavera dos Museus nesta segunda-feira (18). O curso é uma breve introdução aos conceitos teóricos e à história da pintura de cavalete. Além disso, desempenha na prática o preenchimento de ficha de identificação e levantamento de danos. Com orientação da Ana Caniatti, atividade é gratuita e voltada para o público adulto. Com carga horária de seis horas, as aulas serão na segunda-feira em duas sessões, a primeira das 9h às 12h e a segunda das 14h às 17h. Inscrições aqui.

 

Pesquisa e Preservação no acervo fotográfico da extinta RFFSA, IPHAN-PR – Na terça (19) e quarta-feira (20), o Museu do Expedicionário tem pesquisa em acervos fotográficos com apresentação da extinta Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Paraná (IPHAN-Pr). Além disso, o curso ensina noções de medidas de preservação, inventário, higienização, acondicionamento e conservação do acervo. Com orientação de Vivian Letícia Busnardo Marques, o curso é gratuito e voltado para o público adulto. Com carga horária de oito horas, as aulas serão na terça e quarta-feira das 13h30 às 17h30. Inscrições aqui.

 

Introdução à História Oral – Para fechar a programação da 17ª Primavera dos Museus, o Museu do Expedicionário tem o minicurso sobre a construção das memórias de guerra a partir da história oral com a elaboração de um roteiro de entrevista. Com orientação de Ana Paula Peters, o curso é gratuito e voltado para o público adulto. Com carga horária de cinco horas, a aula será nesta quinta (21) e sexta-feira (22) das 14h às 16h30. Inscrições aqui.

Local: Rua Comendador Macedo, 655 – Alto da XV

Para mais notícias acesse HojePR.com

(Foto de capa: Prefeitura de Cascavel)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

z