No dia 30 de março, o 1º Barbaquá – Festival de Cultura Popular segue com sua programação especial, promovendo mais um domingo de arte e tradição na Praça da Igreja Matriz de Bocaiuva do Sul. A partir das 11h, o palco recebe o espetáculo Karingana Ua Karingana, do Grupo Baquetá, seguido, às 12h, por apresentações de artistas locais. Além das apresentações artísticas, o Festival conta com Feira de Artesanato e Agricultura Familiar e rodas de conversas sobre temas inerentes à cultura popular do Vale do Ribeira, se estendendo até o dia 13 de abril.
Segundo o idealizador do festival e diretor do Ponto de Cultura Terrinha Cultural, Renato Perré, o 1º Barbaquá é um convite à vivência cultural. “Queremos que as pessoas entrem nessa grande roda, onde as tradições e os saberes da nossa terra se conectam com temas essenciais como educação, ecologia, soberania alimentar e cidadania plena. As apresentações artísticas são uma forma de aproximar o público da identidade e do patrimônio imaterial da região”, afirma.
Sobre o segundo fim de semana do festival, Perré destaca que no dia 30 de março as apresentações celebram a oralidade e os ritmos da cultura popular. “O Grupo Baquetá, com o espetáculo ‘Karingana Ua Karingana! Histórias de Áfricas’, nos leva a um universo encantado de histórias e musicalidade, e logo depois, artistas locais trazem suas vozes e talentos para o palco. É uma oportunidade para toda a comunidade se conectar com a arte e a tradição”, afirma o diretor.
Sobre o espetáculo Karingana Ua Karingana
O espetáculo “Karingana Ua Karingana! Histórias de Áfricas”, do Grupo Baquetá, é uma apresentação voltada ao público infantil, que busca fortalecer a conexão com as raízes africanas da cultura brasileira. Com um elenco afrodescendente, a peça apresenta contos africanos e afro-brasileiros por meio de narrativas, danças, cantos e brincadeiras, abordando temas como ancestralidade, diáspora, autoestima e espiritualidade.
A montagem também visa aplicar as leis 10.639/03 e 11.645/08, que tornam obrigatório o ensino das histórias e culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas na educação. O espetáculo já circulou por diversos estados e foi contemplado com o Prêmio Pretas Potências em 2023. Em 2024, viaja pelo país com o apoio da Bolsa Myriam Muniz de Teatro da Funarte.
O Grupo Baquetá, fundado em Curitiba em 2009, desenvolve projetos culturais baseados nos saberes da diáspora africana e dos povos originários do Brasil, com sete espetáculos no repertório e três discos disponíveis online.
Apoios e parcerias
O 1º Barbaquá – Festival de Cultura Popular é realizado com o apoio da Copel, por meio do PROFICE – Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Paraná. A iniciativa conta ainda com a parceria da Prefeitura de Bocaiuva do Sul e de suas secretarias de Educação e Cultura, Agricultura e Meio Ambiente, Indústria, Comércio e Turismo, além do Conselho Municipal de Política Cultural.
Outro destaque é a colaboração com a APRTB – Associação de Teatro de Bonecos do Paraná, que enriquece o festival com sua experiência artística.
Mais informações em: @terrinhacultural
Serviço – 1º Barbaquá – Festival de Cultura Popular
Data: 23 de março a 13 de abril de 2025
Local: Praça da Igreja Matriz de Bocaiuva do Sul
Entrada Gratuita
Apresentações artísticas:
30/03 – Karingana Ua Karingana/ Grupo Baquetá – 11h
Artistas locais – 12h
Local: Praça da Matriz
06/04 – Viola Quebrada-Trio – 11h
Artistas locais e Vero Gaiteira – 12h
Local: Praça da Matriz
12/04 – Dança de São Gonçalo Quilombo Porto Velho – 11h
Tambor de Crioula – Coreiros de São Benedito – 12h
Local: Praça da Matriz
13/04 – O Anjo do Bosque – Cia Filhos da Lua – 11h
Sarrafo, Aires, Marcelo e Marina – 12h
Artistas locais – 13h
Local: Praça da Matriz
Rodas de Conversa
05/04 – Roda de conversa com produtores(as) e apreciadores(as) de Erva-mate
Mediação: Gabriel Bolzani e Ju Kerexu
Local: Chácara da Lucimara Budel
Horário: 14h às 17h
06/04 – Roda de conversa sobre as parteiras
Mediação: Drica Possan
Local: Biblioteca Municipal
Horário: 14h às 17h
12/04 – Conversa e trocas de sementes crioulas
Mediação: Mago Jardineiro
Local: Biblioteca Municipal
Horário: 9h às 11h
12/04 – Roda de conversa e troca de experiências com as comunidades quilombolas do Vale do Ribeira/ PR
Mediação: Carla Galvão
Local: Terrinha Cultural
Horário: 14h às 17h
Leia outras notícias no HojePR.