HojePR

ANA CLAUDIA WIECHETECK

Mercado Digital: por que sua empresa precisa se adaptar?

05/08/2024

O digital não é mais uma tendência. Já é uma realidade concreta e uma necessidade urgente para empresas de todos os tamanhos, inclusive as pequenas. Estamos vivendo um tempo onde a tecnologia evolui rapidamente e os consumidores estão sempre conectados, são exigentes e informados. Ignorar essa realidade pode significar perder relevância no mercado e correr um grande risco de ficar para trás em relação aos seus concorrentes.

O mercado digital passou por uma transformação, que vai além de simplesmente implementar novas tecnologias na sua empresa. Trata-se de reestruturar processos, estratégias e cultura empresarial para integrar as tecnologias digitais de forma a melhorar a eficiência, agregar valor ao cliente e criar novas oportunidades de negócio.

Dentro do Marketing, dar a importância necessária para esta transformação digital, contribui para a identidade de marca, que demonstra estar atualizada em relação às direções que o seu setor está seguindo e também se apresenta apta a atender todas as demandas deste cliente tão conectado.

Os consumidores modernos esperam interações rápidas e personalizadas com as marcas. A transformação digital através das ferramentas e plataformas de CRM, por exemplo, possibilita o uso de dados para entender melhor o comportamento e as preferências dos clientes, oferecendo produtos e serviços mais alinhados às suas expectativas e necessidades. O ambiente digital como sites, aplicativos, plataformas de streaming, ferramentas de bate papos entre outros facilitam a interação do cliente com a empresa, criando uma experiência mais satisfatória promovendo a fidelização de cliente, que hoje é o grande protagonista no processo de compra e venda.

Hoje, os clientes tem o poder de promover ou derrubar um produto em poucos segundos. Basta um vídeo compartilhado em redes sociais, descrevendo uma boa ou má experiência com um produto. Muitos destes vídeos tem sido amplamente utilizados pelas marcas através de uma profissão nova chamada UGC Creator ou criador de conteúdo gerado pelo usuário. Onde pessoas comuns, sem dezenas de milhares de seguidores, fazem vídeos reais compartilhando a sua experiência de marca. Este tipo de vídeo gerou uma confiança muito maior nos clientes do que as propagandas caríssimas com atores ou influenciadores famosos. O “gente como a gente” do digital faz mais sucesso do que muita gente famosa.

Uma outra vantagem desta transformação digital é a quebra das fronteiras comerciais. Hoje, a sua empresa pode vender para um cliente que esteja em qualquer lugar do mundo. O comércio eletrônico, permite que até as pequenas empresas alcancem clientes além de sua localização geográfica. Logicamente há mais desafios em atender clientes fora da sua região como legislação local, aspectos de importação ou exportação, variação cambial, cultura, demanda, etc. Mas considerando estes pontos e trabalhando cada um deles em favor da sua empresa, certamente esta expansão regional para a área comercial tende a ser um grande benefício competitivo.

As empresas que resistirem à transformação digital perderão a competitividade. Hoje em dia, já não há justificativas para que uma empresa não crie ao menos um canal de atendimento aos seus clientes usando ferramentas e plataformas digitais. Os concorrentes que adotarem a tecnologia mais rapidamente poderão oferecer os melhores produtos e serviços que geram experiências mais agradáveis aos seus consumidores.

Apesar de suas muitas vantagens, a transformação digital também apresenta desafios. A resistência à mudança é um dos maiores obstáculos que as empresas enfrentam. As empresas que passam por muitas gerações, as empresas familiares e as empresas mais tradicionais tendem a não querer apostar seus investimentos em uma plataforma que nunca usaram antes. Há uma grande dificuldade em compreender que esta maneira nova poderá trazer benefícios, vendas e lucro para as empresas. Outro desafio é o investimento inicial que o investimento em tecnologia, treinamento, ferramentas exige. No entanto, os benefícios a longo prazo tendem a superar os custos iniciais, tornando-se um investimento saudável para a sustentabilidade e crescimento da empresa.

A transformação digital é um caminho que está pronto para as empresas trilharem. Já não há o que esperar: quem deseja prosperar no ambiente de negócios atual precisa se adaptar e entrar de cabeça no mercado digital. Certamente é um caminho fértil e será um poderoso aliado do seu negócio.

Leia outras colunas da Ana Claudia aqui.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *