Pular para o conteúdo
bastidores coluna hojepr.com

Rafael Sanchez Loureiro é o novo diretor de Inteligência Artificial da Secretaria da Inovação

07/08/2024

A Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) anunciou o nome do profissional escolhido para a vaga de Diretor de Transformação Digital com foco em Inteligência Artificial (IA). O administrador Rafael Sanchez Loureiro, 43 anos, foi escolhido para assumir a vaga de diretor. Natural de Curitiba, ele irá coordenar a agenda de inovação tecnológica no Paraná, utilizando tecnologias emergentes para desenvolver a administração pública.

Quem é Rafael Sanchez Loureiro

Loureiro é graduado em administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pós-graduado em Finanças, Auditoria e Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e tem especialização em Inovação com Realidade Aumentada e Inteligência Artificial pela Universidade de Stanford na Califórnia. Atualmente é candidato a um doutorado em Administração Pública com ênfase em Tecnologia aplicada a Políticas Públicas, também pela FGV.

Experiência

No âmbito profissional, Loureiro tem mais de 20 anos de experiência no setor de tecnologia, com passagens na Renault e Banco do Brasil entre 2000 e 2004. Foi gerente responsável pelo recrutamento, seleção e treinamento entre 2004 e 2007 na Cruz Vermelha Americana.

IBM

De 2008 a 2018, Rafael atuou na multinacional de tecnologia IBM como gerente sênior dos parceiros de negócios nos Estados Unidos, sendo responsável pelo treinamento, seleção e operação, além da preparação e apresentação executiva de resultados financeiros. Também foi Embaixador Nacional da IBM, executando o trabalho de implementação de tecnologias com IA junto a universidades e prefeituras. Sua última passagem foi pela empresa i9 Tech como diretor financeiro e de tecnologia, atuando com consultoria especializada em inovação para indústria 4.0.

Pimentel por mais novos Armazéns da Família

O candidato à Prefeitura Eduardo Pimentel (PSD) adiantou que em suas propostas de governo, a área da Segurança Alimentar terá grande destaque e seguirá avançando na capital paranaense.

“Curitiba hoje possui 35 Armazéns da Família que atendem cerca de 1 milhão de curitibanos com produtos mais baratos do que os encontrados em supermercados. Nossa proposta é aumentar o número de Armazéns da Família em bairros que ainda não contam com esse importante equipamento público”, adiantou Eduardo.

Hortas urbanas

Ainda na área de Segurança Alimentar, Eduardo se assume o compromisso de continuar ampliando o número de horas urbanas pelos bairros e nas regiões onde ainda se encontram alguns espaços com vazios urbanos. “Nossas hortas urbanas são espaços de convívio onde adultos e crianças podem aprender lições de educação ambiental e colher alimentos saudáveis. Esse é um programa que vem dando muito certo nos últimos anos e vamos ampliar no futuro”, garantiu.

Posse e atribuições

A posse do novo diretor está marcada para ocorrer na próxima terça-feira (13), na abertura do 2º Seminário Estadual de Contratação de Inovação pelo Setor Público. Entre as atribuições do cargo estão a gestão de projetos de digitalização e modernização dos serviços públicos, a implementação de IA para otimização de processos e a análise de grandes volumes de dados, bem como do gerenciamento de equipes multidisciplinares e a promoção de uma cultura de inovação.

Pequeno Príncipe contra violência infantil

O combate à violência contra crianças e adolescentes esteve na pauta da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) nessa terça-feira (6) com a promoção da Campanha “Pra toda vida – A violência não pode marcar o futuro das crianças”, do Hospital Pequeno Príncipe. A analista governamental da instituição, Beatriz Groxco, distribuiu aos vereadores o livro “Nenhum carinho à força!”. Foram destacados alguns dados de 2023, como a violência sexual, com 435 casos atendidos, e a violência na primeira infância, contra crianças de até seis anos, que representou quase 70% dos casos. “Os números destacam a importância das campanhas e ações contínuas para combater a violência contra crianças e adolescentes em nossa cidade”, disse o Pastor Marciano Alves (Republicanos), que levantou a discussão.

Transporte Acesso

O Transporte Acesso, ofertado pela Prefeitura de Curitiba a pessoas com deficiência (PcD), é objeto de dois pedidos de informações do vereador Marcos Vieira (PDT). O primeiro quer saber quais foram as despesas com o serviço de 2020 a 2023, ano a ano. O segundo, direcionado ao Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, pergunta a quantidade de pessoas atendidas pelo Transporte Acesso de 2020 a 2024, anualmente.

Campana

“A súcia comemora / o povo fica de fora / este é o mais típico / pacto político. / O resto é história”. Esse é o poema “História” extraído do livro “Paraíso em Chamas”, de Fábio Campana (1947-2021), lançado em 2013 pela Travessa do Editores.

Para mais notícias acesse HojePR.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *