O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (8) os dados da produção industrial regional. O Paraná teve crescimento de 7,4% frente a junho do ano passado, o segundo melhor resultado entre os estados mais industrializados do país, compostos por São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O estado também ficou acima da média nacional, que registrou alta de 3,2% na mesma comparação. No primeiro semestre de 2024, a produção industrial paranaense também tem crescimento de 1,3%.
Nos últimos 12 meses, a indústria paranaense acumula alta 3,5%, enquanto a brasileira evoluiu 1,5%. O estado obteve o melhor resultado do Sul do país, já que Santa Catarina cresceu 3,4% e Rio Grande do Sul recuou em 2,3%. O Paraná teve a segunda maior alta no período no país, considerado os estados mais industrializados. São Paulo teve aumento de 1,5%, Minas Gerais 1,3% e Rio de Janeiro, 6%.
Em relação a maio, a produção estadual ficou positiva em 3,5%. O resultado acompanhou a tendência da produção nacional, que também crescer 4,1%.
De acordo com o presidente do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Vasconcelos, a entidade tem atuado em várias frentes para melhorar o ambiente de negócios no estado e garantir o crescimento sustentável da produção. “A construção de uma política industrial ampla para o Paraná, o lançamento do Mapa Energético, para fortalecer a rede de energia para as indústrias, e os debates sobre infraestrutura logística têm sido temas prioritários em nossa atuação”, explica “Estamos trabalhando para que o estado seja ainda mais competitivo e atrativo para investimentos produtivos”, resumiu.
Atividades industriais
Os bons resultados de junho, comparados com o mesmo mês do ano passado, se devem ao crescimento do setor de máquinas, aparelhos e materiais elétricos, com 40% de alta. Na sequência, aparecem petróleo e derivados (16%), automotivo (15%), madeira (14,4%) e móveis (14,2%). Nos primeiros seis meses, quem puxou o crescimento foi o segmento de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (30%), madeira (13%) e bebidas (12%). Das 13 atividades avaliadas pelo IBGE no Paraná, oito tiveram desempenho positivo.
Segundo a Fiep, os resultados da empregabilidade na indústria este ano também estão positivos no Paraná, o que resulta em aumento da renda e consumo e, consequentemente, estimulam a produção da indústria e as vendas do setor produtivo.
(Foto: Gelson Bampi)
Leia outras notícias no HojePR.