O escritório Ricardo Amaral Arquitetos Associados desenvolveu o projeto da Fábrica de Ideias, novo centro de inovação em Curitiba. Entregue na última segunda-feira (12) por representantes da Audi do Brasil ao governador Carlos Massa Ratinho Junior, o plano de obras foi apresentado pelo arquiteto Ricardo Amaral durante a cerimônia no Palácio Iguaçu.
Com o objetivo de preservar a herança industrial da região do Rebouças e continuar com o processo de revitalização do bairro, a técnica predominante será de Retrofit com a finalidade de renovar e reutilizar estruturas existentes para abrigar um hub de tecnologia e inovação para empresas de diversos setores onde antes ficava a antiga fábrica da Ambev.
Ricardo Amaral, arquiteto sênior responsável pelo projeto, afirma que a Fábrica de Ideias teve como inspiração as belezas naturais do Paraná. “É uma obra para os paranaenses que une cultura, a história industrial do Estado, tecnologia e inovação. Nada mais justo que utilizar referências como as Cataratas do Iguaçu, os nossos municípios e personalidades que ajudaram a construir esse Estado, como por exemplo, os irmãos Rebouças que projetaram a ferrovia da Serra do Mar, para serem homenageados neste espaço”.
Para preservar o patrimônio histórico e industrial do bairro, algumas construções serão mantidas e passarão por uma renovação. Ao lado das instalações antigas que passarão por processo de Retrofit, será construído um edifício corporativo de oito pavimentos que abrigará empresas de tecnologia e inovação, instituições de pesquisa e escritórios governamentais. O design do complexo propõe incorporar soluções de energia limpa para reduzir o impacto ambiental e criar um ambiente de trabalho eficiente. “Nosso objetivo foi desenvolver um grande hub que engloba educação, modernização, cultura e lazer. Assim, todas as pessoas poderão participar ao mesmo tempo dessas atividades. Além disso, teremos uma grande praça de alimentação com integração entre as ruas, conectada com a paisagem urbana,” completa.
Em relação aos investimentos, nesta primeira etapa de contratação e produção do projeto arquitetônico, foram investidos R$ 4,1 milhões por parte da Audi do Brasil por meio do programa de incentivos do Estado, o Paraná Competitivo. Cerca de R$ 200 milhões serão aportados para construção do espaço, que será referência em inovação na América Latina.
Sobre o Ricardo Amaral Arquitetos Associados
Fundado em 1976, o escritório Ricardo Amaral Arquitetos Associados destaca-se pelo sucesso em obras relevantes no mercado nacional e internacional, ao aliar sua experiência profissional aos mais avançados recursos tecnológicos no desenvolvimento, gerenciamento e fiscalização de projetos e obras. Graças à qualidade na execução a empresa já atuou com projetos urbanísticos, hoteleiros, aeroportuários, industriais, comerciais, residenciais e esportivos. À frente do escritório como arquiteto sênior, Ricardo Amaral tem aproximadamente 21 milhões de metros quadrados projetados, em um portfólio diversificado que traz obras como a requalificação urbana de vários pontos do litoral, a fábrica da Brose do Brasil, o Museu de História Natural, a Sede do Tribunal de Justiça de Maringá, retrofit do Palácio Iguaçu, TRF Porto Alegre, vários projetos para o setor de incorporação, além de projetos de desenvolvimento urbano e imobiliário, entre outros empreendimentos icônicos e mais recentemente, o empolgante projeto da “Fábrica de Ideias”.
Leia outras notícias no HojePR.