2023 foi um ano excelente para o mercado imobiliário em Curitiba, e 2024 segue com o cenário altamente aquecido no segmento: segundo levantamento comparativo da FipeZap, na variação acumulada no ano, Curitiba lidera o ranking entre as capitais com crescimento de 10,13% até o momento. Também na variação acumulada em 12 meses, Curitiba aparece em primeiro lugar com alta de 13,98%.
Elcio Gomes, presidente da Rede Una Imóveis Conectados, que reúne 42 imobiliárias de Curitiba, afirma que o volume de vendas até agora vem superando o bom ano que foi 2023. “No comparativo entre o primeiro semestre de 2024 e do ano passado, já tivemos aumento. E nesse início de segundo semestre o volume de busca de imóveis está bastante alto. Tudo indica que o ano vai fechar com crescimento para o setor. Por isso, as incorporadoras e imobiliárias estão empenhadas em ampliar seus estoques e terrenos, dentro da estratégia de verticalização da cidade nas zonas permitidas”, avalia.
Segundo Paulo Celles, proprietário da imobiliária Paulo Celles e associado da Rede Una, a Região Norte de Curitiba é uma das mais atrativas para investimentos e incorporação nesse momento. “Como o fluxo da cidade tem acompanhado a geração de empregos na Região Sul, no Portão, Vila Izabel e Novo Mundo, pela proximidade com os trabalhos na Cidade Industrial, a CIC, muitas pessoas estão em busca de mais tranquilidade em bairros residenciais, afastados desse fluxo. É o caso do Santa Cândida e do Boa Vista, que ainda têm terrenos amplos e mais baratos do que na comparação com outros bairros da cidade”, relata.
Escassez e alta procura
Outro fator que eleva a procura por terrenos e imóveis na Região Norte é a escassez que a alta demanda na Região Sul da cidade vem ocasionando. “O custo benefício se torna bastante atrativo. E por os empreendimentos serem lançados sem tanta pressa nesses bairros, o morador ou investidor também leva vantagem nos preços e prazos de negociação. São bairros com muitos sobrados e condomínios disponíveis”, acrescenta o associado da Rede Una.
Além disso, Celles reforça que bairros bastante procurados como Batel, Água Verde, Juvevê e Cabral mantêm a liderança nos lançamentos. “São bairros próximos ao Centro e Centro Cívico, com todos os atrativos que a vizinhança oferece para o deslocamento, principalmente. No Juvevê, temos dois empreendimentos lançados: The Edge Residence, na Rua Jaime Balão, e o Solenne, na Rua Bom Jesus. Já o empreendimento Amiero fica no Cabral, na Rua Recife. Próximo dali, na Rua Vereador Washington Mansur, no Ahú, fica o lançamento Eza Living”, lista.
Mas, com a especulação imobiliária em alta, em breve devemos observar uma mudança de cenário, com um número cada vez maior de arranha-céus surgindo na Região Norte da cidade.
Leia outras notícias no HojePR.