Ney Leprevost, deputado estadual e candidato à prefeitura de Curitiba, participou de encontro com trabalhadores de bares, restaurantes e casas noturnas nesta terça-feira (24). Na oportunidade, que reuniu mais de 500 pessoas, Leprevost reforçou o compromisso de atender as reivindicações do setor.
“Os trabalhadores de casas noturnas, bares, restaurantes representam a vida social de uma cidade. Eles não só garantem o lazer e a convivência, mas também movimentam a economia, sendo essenciais para o funcionamento dinâmico e vibrante de qualquer centro urbano”, afirma Ney.
Em seu plano de governo, o candidato apresenta propostas para ampliar a oferta de empregos na cidade e, também, qualificar a mão de obra. É o caso, por exemplo, do programa Barracões do Futuro, salas de aula móveis que possibilitarão ampla oferta de cursos profissionalizantes e vão disponibilizar vagas previamente viabilizadas.
“Eu tenho amigos que têm restaurantes, bares. Eles têm dificuldades para conseguir garçons e outros profissionais. Eu vou chamar o Sesc, o Senac, a Fiep, a Associação Comercial, o CIEE, vou fazer parcerias para qualificação profissional de uma forma geral, dos adultos, jovens e mesmo os idosos”, explica o candidato.
Há uma semana, Ney encontrou-se com empresários membros da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Na oportunidade, abordou temas relacionados com a atuação do setor, como segurança, transporte, turismo e, mais especificamente, a necessidade de desburocratizar as operações.
“Será extirpada da realidade da nossa cidade a gestão que persegue e onera a classe empreendedora. Alvarás fáceis ou provisórios farão parte do cotidiano de todos que pretendem empreender. A retribuição pela geração de empregos e renda na cidade será a oferta de serviços rápidos, gratuitos e desburocratizados”, comenta o candidato.
Entre as propostas do candidato está colocar Curitiba como a capital do inverno no Brasil, com a realização de um festival durante a estação mais fria do ano. Dezenas de atrações com foco em literatura, gastronomia, feiras de artesanato, teatro e shows com artistas locais e nacionais, tudo para movimentar o turismo e o comércio.
“Vou fazer o Festival Nacional de Inverno de Curitiba. Vamos aproveitar o frio durante o mês inteirinho de julho, para a cidade concorrer com Gramado e com Campos do Jordão. Nós vamos fomentar as atrações culturais e atrair turistas para movimentar o comércio, os restaurantes e toda economia da cidade”, explica Ney.
O setor de bares e restaurantes é um dos mais afetados pela falta de segurança, em especial na região central da cidade. E uma das principais propostas de Ney nesta campanha é criar a Polícia da Cidade, com aumento do efetivo, capacitação e investimento em tecnologia para a Guarda Municipal.
“Precisamos aumentar o efetivo da Guarda Municipal, equipá-la e dar a ela estrutura e treinamento de polícia. Além da transformação da Guarda em Polícia da Cidade, investiremos em mecanismos de inteligência que evitem o crime antes dele acontecer, usando ciência, tecnologia e inovação digital”, declara o candidato.
Leia outras notícias no HojePR.