Já falamos sobre Marketing Digital aqui nas minhas colunas. Mas como é um assunto abordado diariamente em diversas vertentes nas redes sociais e principalmente dentro do público de empresários, é muito importante esclarecer sobre o que se trata e também sobre o que não se trata o Marketing Digital.
O termo Marketing Digital tem se tornado tão popular ao ponto de muitas pessoas acreditarem que ele seja uma área completamente distinta do Marketing tradicional. Mas o Marketing Digital nada mais é do que o uso de ferramentas de Marketing em canais digitais para aplicar as mesmas estratégias que o marketing convencional utiliza em ambientes offline. Ou seja, o digital um novo espaço para atuação, um novo canal, mas os conceitos fundamentais permanecem os mesmos. É simples!
O Marketing Digital consiste na aplicação de estratégias de marketing no ambiente online (ou canais digitais) como sites, redes sociais, e-mails, mecanismos de busca, plataformas de streaming, games, entre outros. Mas estas estratégias e ferramentas são baseadas nos mesmos pilares que o marketing tradicional utiliza há décadas como gestão de marcas, trade marketing, relações públicas, propaganda, comunicação, etc. No ambiente digital, estas ferramentas continuam a orientar as ações de uma marca, adaptando-se às características e às particularidades dos canais digitais, como são adaptadas à quaisquer outros canais de vendas.
Por exemplo, o produto precisa ser ajustado para atender às demandas de um público que, no meio digital, pode fazer comparações mais rápidas e acessar uma vasta quantidade de informações antes de tomar sua decisão de compra. O preço também ganha destaque, já que a transparência online e a possibilidade de encontrar alternativas com poucos cliques fazem com que a competitividade seja maior. O local de distribuição no digital muitas vezes se refere a plataformas como e-commerce ou até mesmo redes sociais, e a promoção se dá por meio de anúncios pagos e estratégias orgânicas como SEO e marketing de conteúdo.
Em outras palavras, o digital oferece novos meios de comunicação e ferramentas, mas o objetivo do marketing continua sendo o mesmo: conectar o público ao produto ou serviço da melhor maneira possível de forma que gere interesse do público alvo em comprar o produto ou serviço de forma recorrente.
O que eu vejo hoje, é muitas pessoas acharem que que saber Marketing Digital garante sucesso de vendas e reconhecimento de marca. Porém, para saber estratégias de Marketing Digital é preciso saber Marketing. Muitos pequenos empresários, ao ouvirem falar sobre o poder do Marketing Digital, acreditam que basta criar perfis nas redes sociais ou investir em anúncios online para verem seus negócios prosperarem. Mas sem uma estratégia de Marketing bem definida esse esforço acaba não trazendo os resultados esperados. Isso porque o digital não substitui o planejamento; ele é apenas um dos meios.
As empresas que obtêm os melhores resultados são aquelas que tratam o digital como uma extensão natural do marketing, e não como uma área completamente nova. Elas entendem que o posicionamento da marca, o conhecimento profundo do público-alvo, e uma estratégia clara de comunicação e divulgação são fundamentais para atrair os seus clientes e gerar vendas independentemente do canal onde as ações de marketing ocorrerão.
É verdade que existem ferramentas digitais que requerem aprendizado específico, como o gerenciamento de anúncios no Google ou o uso de plataformas de automação de marketing. No entanto, a base para o marketing eficiente não mudou: conhecer bem o seu público, oferecer valor e comunicar sua mensagem de forma eficaz.
Resumindo, o marketing digital é mais uma ferramenta de marketing, assim como tantas outras como o Trade Marketing, Eventos, Patrocínios, Relações Públicas, Propaganda, etc. A diferença é que ele utiliza as plataformas e ferramentas tecnológicas disponíveis para alcançar os seus clientes enquanto estão online. Ele não deve ser tratado como algo místico ou inalcançável para empresas de pequeno e médio porte. Pelo contrário, com as ferramentas certas e uma estratégia bem definida ele será uma poderosa extensão das atividades de marketing que muitas empresas já realizam.
Porém, as estratégias de Marketing Digital devem ser desenvolvidas com base em um planejamento estratégico integral de Marketing, no qual todas as ferramentas necessárias de Marketing serão usadas para o atingir o objetivo da empresa. O que vai determinar o sucesso ou fracasso de suas ações não é a ferramenta utilizada, mas a clareza de sua estratégia e o quanto ela está alinhada com as necessidades de seus clientes.
Leia outras colunas da Ana Claudia aqui.