A nova exposição de Charly Techio investiga as fronteiras entre memória, tecnologia e imaginação, questionando a relação entre o humano e o digital. No centro da mostra, um “diário imaginado” recria memórias de infância e autorretratos digitais, fundindo o onírico com sua própria intimidade através de técnicas de Inteligência Artificial.
A mostra sugere um diálogo sobre como nossas percepções e experiências estão sendo constantemente reconfiguradas pela presença do digital, em um processo contínuo de montagem e recomposição de quem somos.
Esculturas e videoarte ampliam essa discussão, evocando uma mente em processo de fusão com o artificial. A exposição convida o público a pensar sobre como a tecnologia não apenas reflete nossas emoções, mas se integra profundamente à construção do que somos. No encontro entre natureza e artifício, vida e mecanismo, a artista questiona: o que ainda é essencialmente humano?
SERVIÇO:
(IR)REALIDADES DE UM MUNDO VIRTUAL
Mostra de Artes Visuais de Charly Techio
Abertura: 19/outubro das 11h às 14h Visitação até 19/novembro
Muma – Museu Municipal de Arte
Av. República Argentina, n.o 3430
Biografia:
Com 20 anos de pesquisa em fotografia, Charly Techio explora intervenções na imagem, inicialmente com técnicas analógicas e, atualmente, com colagem digital e inteligência artificial. Seu trabalho, focado em autorretratos e construções de cena, aborda temas como finitude, memória e a relação entre homem e natureza, de forma imaginativa. Participou da residência Berlin_im_fokus e de exposições no Brasil, EUA e Europa, recebendo prêmios como o 1o lugar no 19o Encontro de Artes Plásticas de Atibaia e menção honrosa no Foto Arte Brasília. Vive e trabalha em Curitiba, também atuando como professora, curadora e supervisora do Curso de Fotografia do Centro Europeu.
Instagram: @charlytechio
Leia outras notícias no HojePR.