HojePR

ELEIÇÕES/2024

No debate da RIC, Cristina Graeml mostra despreparo e desconhecimento sobre orçamento municipal

20/10/2024
cristina

Durante o debate realizado pela RICtv Record na noite deste sábado (19), a candidata Cristina Graeml demonstrou despreparo e desconhecimento sobre informações básicas relacionadas ao orçamento municipal, silenciando sobre o limite de transferência para a educação.

A fala ocorreu durante o segundo bloco do debate, quando ela e Eduardo Pimentel discutiam sobre as propostas relacionadas aos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), as populares creches.

Indagada por Eduardo Pimentel sobre como pretendia colocar em prática proposta na área, ela se limitou a dizer que construiria novas unidades, sem especificar quantas e de que maneira faria isso.

“Construiremos quantas unidades forem o suficiente para atender a demanda”, disse Cristina, seguindo a mesma lógica de seu plano de governo, que também não menciona planos ou objetivos concretos ligados à construção de mais creches em Curitiba.

Cristina insistiu na proposta de ampliação das vagas sem citar números, até que foi questionada por Pimentel sobre quanto planejava investir nessa área caso torne-se prefeita. “Eu vou construir quantas houver no orçamento”, respondeu a candidata, complementando que não teria condições de aprofundar o tema por desconhecer detalhes do orçamento de Curitiba, que são de acesso público.

Foi então que Pimentel informou a ela que o orçamento para o próximo ano fiscal, que já está definido e aprovado, amplamente divulgado pela Câmara Municipal de Curitiba, é de R$ 15 bilhões, dos quais 25% estão reservadas para o setor educacional que serão investidos tanto nas creches quanto nas escolas municipais.

Na réplica, Pimentel disse que a sua proposta é de construir 30 novos CMEIs com recursos financiados junto ao BNDES e outras 6 unidades com recursos obtidos a fundo perdido por meio do Governo do Estado, além de reforçar as parcerias com a iniciativa privada e garantir o ensino integral em todas as escolas municipais.

“Vou continuar contratando vagas de creche na rede particular e implementar o vale-creche para que os pais que ganham até três salários mínimos”, afirmou, citando parte de seu plano de governo.

Leia outras notícias no HojePR.

1 Comentário

  • Não sabe nada sobre administrar uma cidade única coisa é fazer matéria jornalística com mentiras

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *