Até este domingo (27), o Teatro Zé Maria recebe um evento especial. O festival “Pequeno Grande Encontro de Teatro para Crianças de Todas as Idades” chega à 12ª edição com peças gratuitas para crianças, professores e famílias, incentivando a criação de novas plateias.
Promovida pela Cia. do Abração, a programação teve início na última quarta-feira (16), contando ao todo com nove companhias de teatro e dez sessões.
As apresentações durante a semana serão voltadas para as escolas públicas. Já aos finais de semana serão abertas ao público. Os interessados devem retirar os ingressos com 30 minutos de antecedência.
Confira as próximas apresentações
Nesta quinta-feira (24), o festiva recebe a peça “Alberto, O Menino que Queria Voar”, às 10h e às 14h30. Nela, o ator-animador Marcello Santos, vive o personagem de um mecânico da época, amigo de Santos Dumont, para contar a história deste homem ilustre. Já na sexta-feira (25), é a vez do clássico “Branca de Neve”, nos mesmos horários.
No sábado (26), é a vez do espetáculo “Todos os Caminhos Conduzem ao Monte”, às 16h. A obra conta a história de um animal do Chaco ameaçado de extinção, uma fêmea Tatú Carreta, que é retirada de sua casa nas montanhas para ser exposta no Zoológico de Assunção. É na corrida de touros que ela conhece Kaí, um macaco simpático e amoroso. Juntos eles tentarão o impossível para realizar o desejo de Tatú: voltar para sua montanha e recuperar sua liberdade.
Para fechar a programação, no domingo (27), a peça “Secretos de ñandutí” conta, a partir das 11h, a história de Anastasia, uma avó tecelã de ñandutí (espécie de renda artesanal, patrimônio cultural do Paraguai), que na Guerra do Guasú (1870) perdeu o coração e, com ele, a habilidade e a vontade de tecer. Muitos anos depois, sua bisneta Eireté, que também vive com um buraco no peito, inicia uma busca para desvendar sua história. Uma aranha ancestral será quem revelará o segredo escondido entre os fios da avó.
Exposição e homenagem à Regina Vogue
Além das apresentações teatrais, o público poderá visitar a exposição “Trajetória do Teatro de Regina Vogue”, que faz uma homenagem ao espaço e a atriz fundadora devido a sua trajetória no Teatro para Crianças. A mostra ficará em cartaz somente às sextas (das 13h às 18h), aos sábados (das 14h às 18h) e aos domingos (das 9h às 13h) no hall de entrada do teatro.
Como atividades formativas, serão realizadas ainda uma mesa redonda com os artistas participantes, na sede da Cia. do Abração, das 14h às 17h, e uma oficina teatral para crianças, destinada a crianças de escolas públicas.
O Pequeno Grande Encontro de Teatro também vai prestar homenagem à Regina Vogue com a entrega do Troféu Bruxonilda aos artistas participantes.
A trajetória da atriz e produtora começou na capital paranaense nos anos 80. Regina trabalhou em bares, foi faxineira, fez um pouco de tudo para manter a casa. Mas, se encontrou quando voltou aos palcos e foi convidada a produzir peças infantis. De lá para cá, produziu mais de 50 espetáculos e, desde 1986 tem a própria companhia. Impulsionou a carreira de vários talentos paranaenses como Guta Stresser, Katiuscia Canoro e Alexandre Nero.
Serviço
Pequeno Grande Encontro de Teatro para Crianças de Todas as Idades
Data: até 27 de outubro
Local: Teatro Zé Maria (R. Treze de Maio, 655 – São Francisco)
Horários: de quarta a sexta às 10h e às 14h30; sábados às 16h; domingos às 11h
Ingressos: interessados devem retirar os ingressos com 30 minutos de antecedência. Sujeito a lotação da casa
Para mais notícias acesse HojePR.com
(Foto: Juanjo Ivaldi)