O prefeito eleito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), anunciou, nesta terça-feira (26), os seis primeiros nomes que irão compor sua equipe de governo para a administração que começa em 2025. O vice-prefeito Paulo Martins (PL) foi confirmado como o próximo secretário de Desenvolvimento Econômico, uma das três novas pastas que serão criadas na gestão.
“São profissionais escolhidos por mim por sua competência, experiência e compromisso com o bem-estar da população curitibana, além de estarem alinhados com nossa proposta para a cidade. Nosso objetivo é manter o que já está funcionando e avançar com segurança para concretizarmos uma gestão que una inovação e eficiência, sem abrir mão do cuidado com as pessoas”, disse o prefeito eleito.
Além de Paulo Martins, outros dois nomes da política municipal ganham destaque. O vereador reeleito Marcelo Fachinello (Podemos), será o novo secretário do Governo Municipal, enquanto Amália Tortato (Novo), também vereadora reeleita, assumirá a Secretaria de Desenvolvimento Humano, outra novidade na estrutura administrativa.
Eduardo Pimentel também anunciou a manutenção de nomes da atual administração. A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Dias, a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi Bellegard Palacios, e o presidente da Urbs, Ogeny Maia Neto, permanecerão em seus cargos, garantindo continuidade a projetos estratégicos da cidade.
Cerimônia de posse
A posse dos secretários municipais está marcada para janeiro de 2025. Segundo Eduardo Pimentel, novos nomes devem ser anunciados nas próximas semanas para completar o quadro que irá administrar Curitiba ao lado de Eduardo Pimentel nos próximos quatro anos.
Com 531.029 votos, o equivalente a 57,64% dos votos válidos, Eduardo Pimentel assume o comando da capital paranaense com a experiência de oito anos como vice-prefeito de Rafael Greca e com o compromisso assumido de promover um novo ciclo de crescimento sustentável, inclusão e qualidade de vida para todos os cidadãos.
Os futuros secretários
• Paulo Eduardo Martins
Paulo Eduardo Martins (PL), jornalista e político com experiência pública também assume o cargo de vice-prefeito da capital a partir de 2025, acumulando funções estratégicas na condução de políticas para fortalecer o crescimento econômico da cidade. Com dois mandatos como deputado federal pelo Paraná (2015-2023), destacou-se na defesa da liberdade de expressão, desburocratização e fortalecimento do setor produtivo, além de integrar comissões importantes, como a de Constituição e Justiça. À frente da nova secretaria, Martins será responsável por atrair investimentos e gerar empregos, reforçando o compromisso da gestão com o crescimento sustentável e a modernização econômica da cidade.
• Marcelo Fachinello
Gestor público e jornalista esportivo, Marcelo Fachinello (Podemos), já atuou nas secretarias estadual e municipal de esportes, além do Instituto Curitiba Turismo. Na iniciativa privada, possui experiência em veículos renomados como as rádios CBN e Transamérica, os jornais O Estado do Paraná e Metrô, e a TV Paraná Turismo.
Eleito vereador de Curitiba em 2021, Fachinello presidiu a Câmara Municipal no biênio 2023/2024, período em que implementou o programa de compliance no legislativo, reconhecido com o Selo Diamante de Transparência pelo Tribunal de Contas do Paraná. Em 2024, foi reeleito vereador com 10.812 votos, sendo o mais votado entre os reeleitos, e assumirá seu segundo mandato na legislatura de 2025/2028.
• Amália Tortato
Amália Tortato é formada em Engenharia Mecânica pela UFPR, atuou por 14 anos como comissária de bordo na LATAM e foi empreendedora, vivenciando os desafios da burocracia estatal. Líder RAPS, membro dos movimentos Livres e LOLA, é formada pelo RENOVABR, foi reeleita vereadora de Curitiba com mais de 6.200 votos.
Na Câmara Municipal, aprovou 11 leis e diversas emendas, destacando-se em pautas voltadas à educação e ao cuidado infantil. Entre suas iniciativas estão a Lei de Alerta Amber, o Programa de Avaliação e Formação de Diretores Escolares e a ampliação do teste do pezinho, medida que reforçou a posição de Curitiba como referência no cuidado a recém-nascidos, salvando a vida de centenas de bebês.
• Marilza do Carmo Dias
Referência nacional em sustentabilidade, Marilza do Carmo Dias seguirá à frente da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Química formada pela PUCPR com especialização em Controle de Poluição Ambiental pela Universidade de Osaka, é funcionária de carreira da Prefeitura de Curitiba desde 1988. Marilza lidera a pasta desde 2017 e já esteve no cargo também entre 2010 e 2012. Tem vasta experiência em projetos de sustentabilidade, destacando-se pela implantação da Pirâmide Solar de Curitiba, inaugurada em 2023 como a primeira usina fotovoltaica em um antigo aterro sanitário da América Latina. Sua atuação abrange desde educação ambiental até iniciativas inovadoras em energias renováveis, consolidando Curitiba como referência nacional em sustentabilidade.
• Vanessa Volpi Bellegard Palacios
Vanessa Volpi Bellegard Palacios seguirá no comando da Procuradoria-Geral do Município onde atua desde 2017. Ela comandou ações e manteve a segurança jurídica na cidade em um período em que a pandemia de covid-19 impôs vários desafios na área legal. Vanessa Volpi Bellegard Palacios se formou em Direito em 1995 pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Em 2000 e 2002 se especializou em Direito Processual Civil e em Direito Público pelo Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos (Ibej). Também é especialista em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Paraná. No setor público foi procuradora judicial do Serviço Social Autônomo Paranacidade, de 2011 a 2013.
• Ogeny Pedro Maia Neto
Ogeny Pedro Maia Neto, engenheiro mecânico com MBA pela Fundação Dom Cabral, será mantido como presidente da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs). Com ampla experiência na iniciativa privada, foi projetista industrial, presidente executivo de uma grande empresa de logística (2012-2016) e diretor administrativo financeiro do Instituto Curitiba de Saúde (ICS). Especialista em governança corporativa, planejamento, finanças e gestão de negócios, Ogeny acumula sólida trajetória em áreas como custos, TI, recursos humanos e operações, contribuindo para a eficiência administrativa e técnica da Urbs.
Leia outras notícias no HojePR.