Estamos tendo, neste mês, as diplomações dos eleitos deste ano, que assumem seus mandatos em 1º de janeiro, e este contexto é produtivo para apontamentos propositivos. É muito salutar, neste sentido, reforçar que estamos falando dos administradores dos Municípios, onde efetivamente as coisas acontecem, e que, por isso, impactam diretamente na vida das pessoas. E quando falamos de impactos positivos é indispensável um olhar para inovação e tecnologia.
Curitiba se apresenta como o grande exemplo a ser observado e compreendido pelas prefeituras brasileiras. A Capital do Paraná, eleita a cidade mais inteligente do mundo em 2023, alcançou resultados extraordinários nas mais diversas áreas, graças a implementação de soluções inovadoras e tecnológicas. E o ICI – Instituto das Cidades Inteligentes também é parceiro desta transformação de Curitiba. Graças a visão estratégica da gestão Rafael Greca/Eduardo Pimentel, Curitiba deu grandes saltos e se consolidou como esta grande referência a ser observada. Como seria bom ter este olhar visionário do Greca e do Eduardo inspirando outros prefeitos e vices Brasil afora!
É fundamental, caro (a) leitor (a), que, desde agora, os gestores públicos municipais comecem a colocar como prioridade a inovação e a tecnologia em suas administrações. Ter isto na lista de encaminhamentos iniciais, permitirá aos prefeitos verdadeiras transformações. Este processo pode ser por etapas, seguindo as características de cada cidade, mas o importante é iniciar. Para as prefeituras que já possuem alguma ação neste sentido, a oportunidade é de avançar e ampliar. Os cidadãos, entendemos, devem cobrar desde já por práticas inovadoras e soluções transformadoras. O caminho é muito claro, com quatro anos pela frente para as entregas estratégicas necessárias.
O ICI, citado como parceiro ideal para as prefeituras, é uma OS (Organização Social), referência em pesquisa, integração, desenvolvimento e implementação de soluções completas para a gestão pública. Tem levado a transformação para cada vez mais Municípios, de forma facilitada e com resultados mensuráveis. Vale conhecer mais sobre o ICI, acessando o site: https://cidadesinteligentes.org.br/. É realmente uma ferramenta transformadora para as cidades, independente do porte. Um modelo consagrado e pronto para os desafios que, superados, colocam as cidades em patamares destacados.
Esperamos que os próximos quatro anos, nas gestões municipais, sejam repleto de inúmeros cases de inovação e tecnologia aplicadas à serviço das pessoas!
Cidades mais inteligentes são sinônimos de cidades mais prósperas e desenvolvidas.
Leia outras colunas do Luís Mário Luchetta aqui.