Pular para o conteúdo
KARLA-CABECA-COLUNA

Você não está sozinho! Pratique o networking

08/01/2025

Cada vez mais entendemos a importância do networking. O networking é fundamental para o crescimento e o sucesso profissional e/ou empresarial.

No mundo corporativo nos deparamos com o seguinte jargão: “se o jabuti está no topo da árvore é porque alguém o colocou lá”. Isso declara abertamente que além da capacidade técnica, temos que ter a prática do networking.
No mundo empresarial não é diferente.

O networking abre portas para novos negócios, para novos parceiros estratégicos de negócios, fornecedores, investidores e até mesmo colaboradores, a prática do network vai resultar em valor aos produtos e serviços e aumentando o alcance no mercado.

Quando nos damos a oportunidade de interagir com outros profissionais e empresários abrimos um leque de possibilidades. Isso significa que podemos trocar experiencias, conhecimentos e muitas vezes recebermos insights valiosos que nos permitam ver o negócio com outros olhos e de outra perspectiva. Isso resulta em novas tecnologias, novos recursos, novas formas de fazer o mesmo, ganhando mais e investindo mesmo.

Quando o networking é de qualidade é possível inclusive receber feedbacks construtivos de outros profissionais que podem colaborar na melhoria dos produtos, serviços e processos da empresa.

Quanto mais gente souber do seu profissionalismo mais sua visibilidade vai amentar. O networking irá te dar essa visibilidade através da credibilidade de sua rede de contatos, isso se aplica perante clientes, parceiros e investidores.

Mas muitos ainda não entendem o que é o networking e acabam se utilizando dessa ferramenta de forma errada, fazendo conexões malfeitas. Conectar-se com o único objetivo de se dar bem, sem oferecer nada em troca pode gerar uma relação superficial e que não irá durar.

Normalmente quando o networking começa com o desejo de só ganhar e não oferecer nada em troca, nenhum suporte aos membros de sua rede de contatos, isso pode gerar uma má reputação e isso pode afetar sua imagem no mercado. As pessoas falam. O networking não pode acontecer unicamente de forma interesseira.

Mostrar interesse no negócio do parceiro, oferecer ajuda em forma de conselhos ou de conexões que irão ajudar, sem esperar nada em troca, mostrar interesse em construir relacionamentos que valem a pena, é fundamental para um networking autentico.

Ser honesto sobre suas intenções, compartilhar de forma verdadeira sobre seus interesses, sem fingir seu verdadeiro objetivo. Está tudo bem se aproximar de alguém porque precisa de algo que essa pessoa pode ajudar, mas não finja outra coisa, jogue limpo e mantenha essa conexão, se dispondo a ajudar quando ela precisar.

E uma prática que muitos não fazem, é: esteja aberto a aprender, a ouvir sugestões e conselhos. Pode ser que naquele momento o conselho não faça sentido, mas o ouça e preste atenção, pode ser que um dia você utilize esse aprendizado.

Conectar-se com interesses genuínos, mostrar-se disposto a ajudar sem segundas intenções e estar aberto a aprender são práticas essenciais. Um networking verdadeiro e respeitoso, que beneficie ambas as partes, é fundamental para o crescimento, desenvolvimento e resultados positivos no ambiente profissional e empresarial.

Leia outras colunas da Karla Küster aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *