Pular para o conteúdo
NEGÓCIOS

Volta às aulas: 4 dicas para aumentar a vida útil de mochilas, estojos e lancheiras

14/01/2025

Com o aumento gradual e significativo dos preços dos materiais escolares, muitos pais, antes de irem às compras, revisam o que realmente precisa ser comprado e reutilizam itens que ainda estão em condições de uso para o novo ano letivo que vai começar.

Além da economia, a reutilização de itens como mochilas, estojos e lancheiras – que são de uso obrigatório durante o período escolar – evita desperdício e descarte de produtos no meio ambiente, bem como a extração de novos materiais da natureza.

Para garantir maior durabilidade das peças, a limpeza é uma forte aliada, já que durante todo o ano esses itens ficam expostos ao clima, passam por diversos locais e acumulam sujeira. As lancheiras, por exemplo, podem acumular resíduos em suas costuras que dificilmente são percebidos pelos pais ou responsáveis.

Birgit Marsili, proprietária da Lavoutique Lavanderia & Costura, afirma que cuidados básicos ajudam a aumentar a durabilidade desses itens. “O período de higienização depende sempre de como a criança usa. O ideal é que a limpeza mais detalhada ocorra pelo menos duas vezes ao ano, sendo no início das aulas e no retorno das férias de junho”, afirma.

É possível fazer a higienização completa em casa mesmo, porém Birgit alerta para alguns cuidados importantes. “Nunca se deve colocar as mochilas, estojos e lancheiras em máquinas de lavar, pois dependendo do material e da estrutura, esses itens podem ser danificados e a criança não consegue mais usar. E o que era para ser uma economia acaba virando um gasto ainda maior”, acrescenta a especialista.

Mochilas, estojos e lancheiras

Para que a higienização seja feita de forma correta, evitando danos e removendo toda a sujeira, inclusive fungos e ácaros, o ideal é que a limpeza seja feita à mão, utilizando produtos neutros que não agridam o material. Em alguns casos é preciso desmontar o item, como as mochilas com rodinhas, para que a higienização fique completa. A secagem é realizada sempre na sombra e com a ajuda de ventiladores.

“Muitas pessoas colocam esses itens no sol para acelerar a secagem, o que não é recomendado, pois também pode danificar as peças e até manchar”, complementa Birgit.

Mala de viagem

Outro item muito utilizado nessa época do ano é a mala de viagem. Famílias retornam das férias, mas nem todas se lembram ou sabem da importância da higienização das malas.

O cuidado com a manutenção de malas de viagem não é apenas uma questão estética ou econômica das peças, mas envolve também a prevenção de problemas respiratórios e de saúde, devido ao acúmulo de sujeira.

“Existem sujeiras invisíveis. Imagine o acúmulo de bactérias em malas que passam por aeroportos, esteiras, ônibus e bagageiros. Não limpar significa guardar tudo isso no armário com outros itens limpos, espalhando ainda mais as bactérias”, orienta Birgit.

Pensando no retorno de férias e volta às aulas, a Lavoutique Lavanderia & Costura inicia uma campanha promocional para higienização de malas, mochilas e estojos a partir do dia 15 de janeiro. Para pagamentos antecipados, o desconto é de 15% e a promoção vai até o dia 28 de fevereiro.

Serviço:

Lavoutique Lavanderia & Costura
Endereço Ecoville: Rua Prof. Pedro V. Parigot de Souza, 3901
Horário de atendimento: Seg. a Sex. das 8h às 18h | Sáb. das 9h às 13h
Endereço Batel: Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 2050
Horário de atendimento: Seg. a Sáb., das 9h às 20h
Telefone: (41) 3285-8500/(41) 3026-0600

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *